Olá Rafael Rios de Salvador - BA!

A sua pergunta não deixa de ser curiosa. Com frequência falamos das mulheres de Salomão. Falamos em um número elevado a cifra de 700 mulheres, muitas estrangeiras. Mas do número de filhos que Salomão teve não se comenta. Nos escritos sagrados encontramos o nome Roboão (nome que significa "ele aumenta o povo", como filho de Salomão. Nasceu um ano antes do seu pai Salomão assumir o trono de Israel, (Rei Salomão de Israel (973-933 a.C.) quando ele era muito jovem ainda. Sua mãe chamada Naamá pertencia aos Amonitas. Como não existe o registro de qualquer outro filho de Salomão, assume-se que ele era seu único filho. Assim oficialmente seria Roboão o filho de Salomão e isso o legitimava como sucessor ao trono do seu pai, se a dinastia de Davi continuasse no poder.

Textos bíblicos que falam de Roboão filho de Salomão: Vejamos o texto de 2Crônicas 9,31:

 “Depois que ele adormeceu com seus pais e foi enterrado na cidade de Davi, seu pai, e seu filho Roboão tornou-se rei em seu lugar”. (2Crônicas 9,31) Bíblia de Jerusalém.

A palavra do Senhor fala em 1Crônicas 3,10:

"Filhos de Salomão: Roboão; Abias, seu filho; Asa, seu filho; Jeosafá, seu filho;" (1Crônicas 3,10)" Bíblia de Jerusalém.

 

 

Complementando:

Encontramos no livro 1 dos Reis em 4,11-15 o nome de duas filhas do Rei Salomão Tabaat e Basemat, vejamos o texto:

11“Filho de Abinabab, todo o distrito de Dor. Era casado com Tabaat, filha de Salomão (1 Reis 4,11) Bíblia de Jerusalém

Tabaat e Basemat, filhas de Salomão

Para Basemat, assim aparece o texto bíblico. Aquimaás em Neftali, que também se casou com a filha do Rei Salomão, de nome Basemat (1 Reis 4,15) Bíblia de Jerusalém

Sendo que o nome das duas filhas do Rei  Salomão significavam: Tabaat  “Gota de mirra”,

Os esposos das duas filhas de Salomão se chamavam; o esposo de  Tafate - Ben-Abinadabe; o esposo de Basemat- Aimaás

Concluindo:

As filhas de Salomão se casaram com homens da confiança de Salomão, de elevadas condições econômicas e de posição de liderança em suas tribos.

O terceiro rei de Israel, Salomão governou por 40 anos, teve 700 mulheres durante o seu reinado. Mulheres eram escolhidas entre as mais belas filhas de Israel e do estrangeiro, como filhas do Faraó. Embora em sua época a poligamia era frequente, diz-se que o Rei Salomão foi castigado por Deus, tendo tido apenas um único filho.