Olá Sandra Regina de Paula de Belford Roxo - RJ!

Nas páginas da Bíblia Sagrada encontramos muitas referências aos animais. Do Livro do Gênesis ao Apocalipse. Animais que representam perigo para o ser humano, como animais que somos comparados a eles, pois possuem características muito marcantes e ajudam o ser humano.

Refletindo sobre as características que os animais se comparam a nós na Bíblia, pelo menos 3 coloco para sua compreensão:

 

1 – Jesus nos compara com a ovelha

O que diz o evangelista João 10,1-16

Jesus nos compara com ovelhas. Já ouvimos muitas vezes está leitura de João, lemos outras tantas vezes, mas nunca paramos para estudar as características de uma ovelha. Afinal porque Jesus nos compara com uma ovelha?

Da leitura da Bíblia apreendemos que Deus criou todos os animais. Deus deu a eles seres  criados uma defesa especial. A cobra, o cachorro, o leão, todos têm defesa.

Comentando:

Entretanto a ovelha é o único animal que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, não se defende, não tem habilidades de luta. Nos comparando a ovelha começamos a descobrir que somos totalmente dependentes de Jesus. Quando a Bíblia cita que Ele deu a vida por suas ovelhas, é porque se alguém não fizesse isto todas as ovelhas estariam perdidas, pois não têm como se defender sozinhas.

Ótimo seria se esta característica fosse evidente em nós, pois sempre queremos nos defender sempre achamos que estamos certos, e lutamos por isto até o fim. Muitas vezes parecemos mais com cobras do que com ovelhas, é só alguém pisar em nós que queremos picar, ou picamos mesmo.

 

2 – Uma segunda comparação encontramos no evangelho de Mateus: As aves do céu:

“Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis vós mais do que elas?”(Mateus 6,26) Bíblia de Jerusalém.

 

3 – Compara com as pombas em Mateus 10,16:

“Eis que vos envio como ovelhas entre lobos. Por isso, sede prudentes como as serpentes e sem malícia como as pombas”. (Mateus 10,16) Bíblia de Jerusalém