Assim é a pergunta completa:

Em Isaías 52,13-53,12 - Deus apresenta o seu Servo e a promessa de que será bem sucedido, chegará ao mais alto grau e alcançará a Luz. Alguns atribuiem a figura do servo ao povo de Israel.

_______________

Olá André César Ramos de Oliveira de Maceió - AL!

A resposta de sua pergunta tem no mínimo 3 variantes que os estudiosos trataram. É um estudo complexo, seriam necessários, para bem responder a pergunta um texto longo, maior que as respostas normais, encontrando por este motivo dificuldade dos leitores lerem respostas longas.

Não vou tratar longamente querendo apresentar as 3 variantes, mas apenas uma delas em forma resumida sem o estudo de verso por verso, que apresenta o Servo, como figura messiânica identificado com a vinda de Jesus Cristo.

Olhando o texto 52,13-15: A exaltação do Servo

Esta estrofe descreve a fala de Deus:

52,13 Eis que o meu Servo há de prosperar; Ele se elevara será exaltado, será posto nas altura.... (Isaias 52,13-15) Bíblia de Jerusalém

A conclusão é óbvia: o Servo é equiparado a Javé. Trata-se de um personagem divino. Portanto, não pode ser identificado com Isaías, autor do livro e muito menos com outro profeta do AT, e nem com o povo de Israel. Este servo não é somente homem. É Deus, também. Assim, o texto isaiano é uma antecipação de Filipenses 2,5-11. Resalto o versículo 7:

“7 Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a condição humana.” (Filipenses 2,7 ) Bíblia de Jerusalém)

Comentando: O personagem apresentado aqui se encaixa perfeitamente na figura do Cristo crucificado. A mensagem da cruz, é dura demais e foi rejeitada pelos judaizantes da época de Jesus, que esperavam um Messias que se apresentaria como Rei poderoso, um guerreiro invencível, que libertaria Israel da dominação do império romano. A mensagem do Evangelho, que apresentava o Messias crucificado e humilhado, era inaceitável para eles. Acarta aos Coríntios muito bem expressa:

“Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus.” (1Cor 1,18) Bíblia de Jerusalém

As palavras de Isaías 52,13-53,12 são impressionantes. Elas descrevem claramente a humilhação, a condenação, a morte e a ressurreição de um homem. Tornando-se assim impossível não admitir essas palavras se cumprindo literalmente no Cristo apresentado no NT. As palavras de Isaías nos faz pensar que foram escritas aos pés do Gólgota.