Olá Jorge Borges Dias do Rio de janeiro - RJ!

Para responder a sua pergunta devemos entender o vocábulo paternidade em relação ao apostolo Paulo.

Como foram respondidas muitas perguntas, neste site, como se Paulo era casado, se era viúvo se tinha filhos e assim por diante, suponho que na palavra paternidade em sua pergunta tenha relação a questão Pai e filhos. Paulo era casado tinha filhos?

Sabemos de ante mão que os textos das cartas paulinas do Novo Testamento, não falam de que Paulo fosse casado e tivesse filhos. Se na pergunta feita a intenção era e está, não temos resposta.

Portanto, até onde se sabe o apóstolo Paulo não se casou (1Coríntios 9,5) não teve filhos.

Mas se a pergunta tivesse referência em paternidade espiritual, teríamos respostas vindas dos textos das cartas paulinas. Nestas cartas Paulo tratava seus discípulos como se fossem seus filhos. Em suas cartas às igrejas que pastoreava, escrevia chamando-os de filhos, como por exemplo, às Igrejas em Roma como “filhos de Deus” (Romanos 8,16 e 19), em Corinto “como a filhos meus amados” (I Coríntios 4,14), na Galácia “porque vós sois filhos” (Gálatas 4,6) e em Éfeso “filhos amados” (Efésios 5,1).

A paternidade espiritual não é nada fácil, por isso Paulo diz que sofria mais de uma vez as dores de parto e seu objetivo era que Cristo fosse formado em seus discípulos. Ou seja, não os abandonaria ‘até’ que se tornassem parecidos com Jesus, o modelo do Pai celestial. Lendo e entendendo estes textos pode se dizer que Paulo foi um grande exemplo de paternidade espiritual porque cuidava de seus discípulos.

Concluindo vejamos um texto das cartas Paulinas em Segunda Timóteo 1,2:

“a Timóteo, meu filho amado, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Segunda Timóteo) Bíblia de Jerusalém.

Timóteo é o mais conhecido filho espiritual de Paulo. Com base no texto acima que usamos e expressão “meu filho amado”. Paulo o conheceu Timóteo na cidade de Listra filho de uma judia crente, mas de pai grego” (Atos 16,1). A partir de então passa acompanhar Paulo nas viagens missionárias (Atos 17,14,15) principalmente na Ásia (Atos 19,22 e 20,4). Também chegou a ser preso por causa do evangelho como Paulo (Hebreus 13,23).