Olá Rosilene G. de Pinho de Duque de Caxias - RJ

Espero responder sua pergunta de forma sucinta, pois trata-se de um tema que Mateus apresenta Jesus e Belzebu. O tema é vasto e de difícil interpretação.

Iniciemos com os versículos 25 e 26 assim se apresentam:

25 Conhecendo seus corações Jesus disse: Todo o reino dividido em si mesmo acaba em ruina e nenhuma cidade ou casa dividida contra si mesma poderá subsistir.

26 Ora, se Satanás expulsa a Satanás está dividido contra si mesmo. Como então poderá subsistir seu reinado? (Mateus 12,25-26) Bíblia de Jerusalém.

Comecemos pela frase Todo reino dividido contra si mesmo: Com está frase Jesus inicia a sua argumentação de defesa contra seus opositores os fariseus (estes argumentavam como iriam matá-lo). Está frase não podemos querer explicar com o nosso raciocínio ocidentl, mas ao contrário devemos nos aproximar da lógica Oriental, e tudo se esclarece. A divisão de um reino ou de uma casa significa ruina iminente (conf. 25). Argumentar em expulsão de Satanás por meio do próprio Satanás, se entende como uma divisão e assim ruina total de seu reino (conf. 26).

Expulsar verdadeiramente Satanás (conf. 22) “não por Belzebu” seria um absurdo, entretanto pelo Espírito de Deus é claro que seu Reino vai cair diante da real chegada do Reino de Deus por Jesus.

 

Versículo 27:

27Se eu expulso demônios por Belzebu, por que expulsam vossos filhos? Por isso eles mesmo serão vossos juízes. (Mateus 12,27) Bíblia de Jerusalém.

Vossos filhos:  é um hebraísmo com significado de vossos sequazes.

O exorcismo encontramos como uma prática no Oriente enxergando muitas doenças e até a presença do maligno na pessoa doente. Em Israel está maneira de entender certas doenças vem destas antigas práticas orientais. Em Israel, os evangelhos nos indicam que se invocam a divina onipotência, adquirindo tal prática carácter legítimo e até sagrado.

 

Versículo 28:

28Mas é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então o Reino de Deus já chegou entre vós. (Mateus 12,28) Bíblia de Jerusalém.

Pelo Espírito de Deus....É considerada uma das mais importantes afirmações do Evangelho, procura esclarecer o destino do ser humano, que passa ser objeto de litígio entre Satanás e Deus. A obra do Messias, Jesus, enviado por Deus insere-se nesta contenda entre as duas forças, divina e satânica. Portanto expulsar Satanás significa dar lugar a chega da realeza divina. Deus que é o Senhor dos homens e do Universo.

 

Versículo 29 e 30:

29 como um pode entrar na casa de um forte e roubar seus pertences, se primeiro não o amarrar? Só então poderá roubar sua casa. 30 Quem não está a meu favor está contra mim, e quem não ajunta comigo dispersa. (Mateus 12,29-30) Bíblia de Jerusalém.

Quem não estiver comigo... Jesus é um só com o Pai (conf. 10,40) o homem é chamado em escolher entre Jesus e Satanás, uma opção que se reveste a favor ou contra o próprio Deus.

Recolher: vem em nossa mente a imagem que é tirada de uma colheita, mas ela se refere a missão de Jesus “recolher os filhos perdidos da casa de Israel” e também recolher os seus discípulos pertencentes a seu grupo e que estão associados a sua obra.