Olá Yaracylda do Recife!

Os gafanhotos em Amós, ou melhor entendido, a terceira calamidade foi a praga dos gafanhotos nas lavouras..

Para entender melhor.

Esse trecho do capitulo 4 de Amós descreve cinco calamidades em série que Deus mandou contra os israelitas para levá-los ao arrependimento, e para voltar-se ao verdadeiro Deus. O profeta Amós nesta narrativa faz uma alegação dura de Deus em que os israelitas tinham culpa desses desastres terem acontecido com eles.

Cada estrofe termina com o trágico estribilho: contudo, não vos voltastes para mim.

As cinco calamidades incluída a dos gafanhotos:

1 -  A primeira calamidade foi a fome. A antítese limpeza de dentes... e falta de pão indicava total falta de víveres.   A fome batia na porta do povo de Israel.

2 - A segunda calamidade foi a seca. A ausência de chuvas faltando ainda três meses para a colheita significava que as plantações de cereais estavam totalmente destruídas.

A calamidade dos gafanhotos.

3 - A terceira calamidade foi a praga nas lavouras: nuvens de gafanhotos.

4 - A quarta calamidade foi a peste e a guerra.

Aparecem as doenças epidêmicas e outros desastres. O fedor dos vossos exércitos resultava da falta de higiene, da doença e, às vezes, de cadáveres de pessoas e animais que não podiam ser enterrados com a rapidez necessária.

5 -  A quinta calamidade foi a destruição de cidades israelitas.

Significava destruição total, dispensada em juízo pela mão do próprio Deus (Gn 19,24-25).

Consequência do fechamento do povo de Israel para Deus.

Como Israel não havia se voltado para Deus em meio a essas cinco calamidades, ele teria que se encontrar com o próprio Deus.

Agora Israel estava diante de Deus, a quem escarnecera e rejeitara, seria um destino bem pior do que Israel poderia imaginar.