Olá Larissa Rayana de Fortaleza - CE!

Podemos buscar a resposta no livro dos Atos do Apóstolos, capítulo 1,12-26. Nesta parte do capitulo 1 Lucas narra a respeito de como se organizava o grupo dos apóstolos, a substituição de Judas, que tinha tirado a sua vida e de que forma a comunidade escolheu o substituto de Judas para que o grupo dos apóstolos permanecesse com 12.

Lendo com atenção destaco alguns pontos que poderão responder a sua pergunta.

- Pedro em nome dos apóstolos fala a 120 pessoas que estavam reunidas, descreve o fim de Judas e todos os procedimentos errados que ele fez. Traição a Jesus entregando para o inimigo, recebendo um pagamento de 30 moedas de prata. Como compraram o campo chamado Aceldama com a devolução do dinheiro pelo arrependimento de Judas.

O livro dos Salmos já preanuncia este acontecimentos em Salmos 69,26:

“Fique deserta a sua habitação, nem haja quem nela habite.”  (Salmos 69,26) Bíblia de Jerusalém

Ou ainda anunciando o cargo de Judas dado a outro em Salmos 109,8:

“Outro receba o seu cargo” (Salmos 109,8) Bíblia de Jerusalém

- Pedro enfatiza de que do grupo dos 120 que ali se encontram fosse escolhido um. Assim o nome de José e Matias foram indicados.

- Usando uma forma ainda arcaica lançaram sortes entre os dois e ela caiu para Matias, então passa ser ele o número doze dos apóstolos.

 

Concluindo: Buscando o porquê de Matias, podemos dizer que era desejo dos 11 apóstolos que o número fosse completo ,12! Para isto deveria ser escolhido no grupo dos 120 que acompanhavam os apóstolos.

Podemos dizer também que a sorte recaiu em Matias, pelo sistema arcaico que no momento usaram. Lançaram sortes sobre eles. Depois evoluíram no modo de escolher os cargos necessários para o andamento das comunidades.