Olá Ivan R. Gomes de Goiânia - Go

Olha para responder sua pergunta que pede uma explicação a respeito de Paulo devemos já ter conhecimento da Biografia de Paulo. Uma vez tendo uma visão de conjunto de sua vida podemos entender esta auto afirmação Paulina.

Começamos que Paulo tem pais Judeus, comerciantes importantes em Tarso, que educaram Paulo no Judaísmo, não só isto, mas ele conheceu a cultura grega e foi enviado para Jerusalém para se tornar um fariseu. Se tornou um profundo conhecedor da lei.

Paulo perseguiu os primeiros cristão enviado pelo sinédrio com reforço militar para prender os primeiros cristão em Damasco.

Antes de chegar a Damasco, conhecemos a história ele caiu do cavalo, ouve vozes de Deus é batizado em Damasco tornando-se cristão.

Inicia uma vida de pregação do evangelho de Jesus, abandonando a lei judaica que conhecia tão bem apreendida na Escola de Gamaliel em Jerusalém.

Em sua vida missionário, anuncia a excelência do evangelho de Jesus em detrimento da lei.

Os fariseus iniciam uma perseguição a Paulo querendo levar a prisão e a morte.

Se autodefende, apresentando sua linhagem judaica: Paulo era Judeu da tribo de Benjamim circuncidado ao oitavo dia, Hebreu de Hebreus.

Mais ainda recebeu o título de cidadão Romano comprado por seu pai, por isto ele se autodefende, sou romano desde meu nascimento.

 

Concluindo:

  1. Paulo nasceu em família judaica por isto era Judeu.
  2. Era cidadão Romano desde o nascimento (não deixou de ser judeu por isto) porque seu pai, importante comerciante de Tarso, comprou o título de cidadania Romana, que o salvou em diversos momentos.
  3. Torna-se cristão por intervenção divina, cai de seu cavalo e é enviado a Damasco para receber o Batismo das mãos de Ananias.