Olá Stefani Barboza Santos de Presidente Epitácio - SP!

Lendo os comentários da Bíblia, o mais consistente e que tem mais clareza e compreensão se baseia nesta passagem da carta de São Paulo aos Efésios Ef 4,9-10:

“Que significa “subir”, senão que ele também desceu as profundezas da terra? O que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas.”

Aqui entende-se profundeza da terra, as regiões subterrâneas, onde se encontra o reino dos mortos e onde desceu Cristo antes de ressuscitar e de subir aos céus.

Entendemos como a Morada dos Mortos, o lugar onde Cristo morto desceu, se entende o mesmo como ddesceu aos Infernos, ao Sheol ou ao Hades.

 

Quem está na morada dos mortos que Cristo desceu depois da morte?

Na morada dos mortos se encontram os que estão afastados da visão de Deus. Este é o estado de todos os mortos, maus ou justos, esperando pelo Redentor Jesus.

Sabemos que a sorte de bons e maus é diferente não é a mesma pelo fato de encontrarem-se na morada dos mortos. As almas santas estão esperando seu Libertador Jesus descendo aos Infernos os livrará e os conduzira a casa do Pai.

 

O que acontecerá com aos maus que estão na morada dos mortos?

O certo é que Jesus não desceu aos Infernos para libertar os condenados, os maus, nem para destruir o Inferno, mas para libertar os justos que o havia precedido.

Encontramos na primeira carta de São Pedro 4,6: Que a Boa Nova foi igualmente anunciada aos mortos… (1Pd 4,6).

“Eis porque o evangelho foi pregado também para os mortos, afim de serem julgados como os homens na carne, mas vivam no espírito, com Deus.”

Assim que a descida aos Infernos é o cumprimento, em plenitude do anúncio da salvação. É a fase última da missão messiânica de Jesus, fase condensada no tempo, mas com sua significação real de extensão da obra redentora a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares, de todas as raças e nações, pois todos os que são salvos se tornaram participantes da Redenção de Jesus.