Dentro da lógica dos "sinais" no Evangelho de João, esse é o primeiro: durante as festas de um casamento, Jesus vendo que os esposos estão em dificuldades pela falta do vinho, realiza o primeiro milagre, transformando a água em vinho. Esse milagre aparece somente em João, sendo ausente nos outros três evangelhos.

É impossível obter outras informações além daquelas dadas pelo texto canônico. Outras hipóteses são meras especulações. Mas não seremos apenas nós a fazê-la, visto que já no passado os cristãos faziam hipóteses que tentavam dar um rosto a esse jovem casal. É nesse sentido que algumas correntes, sinceramente bem tardias, dizem que poderia ser o apóstolo São Judas. Sinceramente não existe nenhum fundamento para isso. É muito mais provável que por traz dos noivos, nesse texto, está a intenção de João de sublinhar uma tradição bíblica que diz que o esposo é Cristo e a esposa é o Povo de Deus, Israel.

Caná é uma cidadezinha a poucos quilômetros de Nazaré, no caminho para o Lago da Galileia. Hoje é caracterizada por muitas casas, mas no tempo de Cristo deveria ser uma vila pequena. Veja esse vídeo da cidade atual.