No tempo de Cristo não existia um calendário universal como temos nós hoje em dia, o calendário gregoriano. Apesar disso, a lógica dos dias era a mesma de hoje, no sentido que também naquele tempo os dias tinham 24 horas e o ano 365/6 dias. Mas as convenções de então eram um pouco diferentes.

No mundo político, predominava o calendário romano, por causa do Império Romano, que dominava a região do Mediterrâneo, que comprende também Israel. O calendário usado por eles era o Juliano, criado 46 anos antes de Cristo pelo Imperador Júlio César. Esse calendário instituiu os anos de 365 dias e acrescentou o ano bissexto e esteve em vigor até a Idade Média, quando foi modificado pelo Papa Gregório, que criou o calendário gregoriano, usado, como dito acima, por nós hoje, mesmo se em alguns lugares ainda usam o juliano. O calendário romano contava os anos a partir da fundação de Roma, que aconteceu no ano 753 antes do nascimento de Cristo, no dia 21 de abril.

Os judeus usavam outro calendário, como fazem até hoje. Eles têm um calendário próprio que não se baseia no movimento do sol, mas sim naquele da lua.  O ano é composto por 12 ou 13 meses, cada um com 29 ou 30 dias. Cada início do mês coincide com o primeiro dia da lua nova.

Na verdade, quando se fala de Bíblia existe muita curiosidade em encontrar uma solução para aquilo que conta o livro de Gênesis, quando os personagens pré-dilúvio viviam até mais de 900 anos. Sabemos bem que isso não é verdade e que o ser humano sempre viveu os anos normais de sua vida. Provavelmente hoje vivemos muito mais do que os personagens bíblicos, pois naqueles tempos a média de idade era de cerca 40 anos, enquanto hoje vivemos 80 - 90 anos. A idade avançada bíblica de certos personagens é simplesmente um recurso literário. Com ele o autor, provavelmente apoiando-se em recursos comuns na literatura daquele ambiente, quer simplesmente mostrar que eles viviam próximos de Deus e isso significava vida longa. O pecado, invés, traz morte, afastamento de Deus.

Nesse link você tem uma panorâmica dos calendários usados na Terra Santa em diferntes épocas.