Como sabemos, o último livro da Bíblia é um livro difícil porque está cheio de símbolos e também porque existe muito preconceito relativo a ele. Dissipando todo erro provocado por uma leitura errada, feita no curso de séculos, precisamos ter consciência que esse livro não é uma revelação de coisas terríveis, do fim do mundo, mas da presença de Deus na história, da testemunhança que Deus está junto ao povo que sofre perseguição. Tudo isso é dito com uma linguagem particular, típica de um movimento literário e também teológico chamado apocalíptica. A história é lida com a ajuda de símbolos que vêm tanto da tradição vétero-testamentária quando da tradição judaica recolhida em literatura extra-bíblica.

Falando particularmente de Apocalipse 6, estamos diante da abertura do rótulo com os 7 selos. O rótulo, junto com o trono de Deus e o Cordeiro vitorioso, foram apresentados nos capitulos 4 e 5. No capítulo 6 se abrem os 6 primeiros selos. O sétimo aparecerá em 8,1-5.

A sua pergunta se refere à abertura do 4 selo. Como nos 3 precedentes, também nesse momento um animal diz: "vem e vê". É o apelo que se faz a prestar atenção. Esses 4 seres viventes que repetem esse refrão derivam da tradição profética, especialmente Ezequiel e Isaías, e mais tarde foram identificados com os 4 evangelistas.

A abertura dos selos revelam a situação história que o povo vive, viveu e viverá. Em cada situação o cristão é chamado a confiar na presença divina e ter a garantia da vitória final que se apoia na vitória do Cordeiro, que já é uma realidade.