Essa passagem está em Efésios 4,8. Tomando já o versículo 7, para contextualizar melhor, teríamos:

Mas a cada um de nós foi dada a graça pela medida do dom de Cristo, por isso é que se diz: Tendo subido às alturas, levou cativo o cativeiro, concedeu dons aos homens.

Esse é um texto bastante simples, pois basicamente Paulo aqui está sublinhado dois momentos históricos da redenção realizada por Jesus: ele subiu e ele concedeu. O "subir" de Jesus é descrito em seguida, nos versículos 9-10 enquanto que o "conceder" no versículo 11. O subir é a ascensão de Jesus e o "conceder" é a efusão do Espírito.

A frase um pouco enigmática "levou cativo o cativeiro" poderia ser entendida como Jeus através da sua redenção tomou as chaves da prisão aonde estavam os condenados e é Ele agora que tem a gestão dessa "prisão". Em prática, Jesus com sua ação redentora tomou possesso da prisão que tinha condenado os pecadores.

Podemos também lembrar que como faziam os rabinos de então, Paulo também apoia sua argumentação em textos bíblicos. Essa frase aparentemente enigmática, na verdade é uma citação de Salmos 68,19:

Subiste para o alto, capturando cativos, recebedno homens em tributo, mesmo os rebeldes, para que Iahweh Deus tivesse uma residência.

Esse salmo apresenta a gloriosa epopeia de Israel. A salvação parcialmente concedida ao povo eleito, é plena com Jesus.