É um termo pouco usado na língua corriqueira cujo significado é caixão do defunto. Pode significar também pequena embarcação, mas quando usado em algumas versões da Bíblia significa caixão de defunto. Um exemplo emblemático é o episódio da ressurreição do filho da viúva de Naim, quando Jesus toca o esquife e o jovem morto ressuscita (Lucas 7,14).

A palavra grega usada nessa passagem é σορός (soros). Trata-se de uma "hapax", isto é, uma daquelas palavras que existem uma única vez na Bíblia. Em grego, língua em que foi escrito o Novo Testamento, não aparece além desse texto de Lucas.

Entrando em detalhes, poderia ser entendido como uma caixa, como uma barca, na qual o defunto é levado para o local da sepultura. De fato, naquela época os defuntos nem sempre eram enterrados dentro do caixão, mas dentro de covas nas rochas.

Um paralelo no Antigo Testamento poderíamos encontrar no último versículo do livro do Gênesis (50,26), onde se diz que José, tendo morrido foi colocado num "sarcófago". A palavra hebraica aqui usada é ARON ( אָרוֹן), o mesmo termo usado para a "arca" da aliança.