"Bíblia" é o livro sagrado de Cristãos e Judeus. O nome tem sua origem na palavra grega βιβλίον, que significa "livro". O plural dessa palavra grega é βιβλία, cujo significado, portanto é "livros". De fato, ao invés de um livro, a Bíblia é uma coleção de livros, escritos em um período de cerca de mil anos, de mil antes de Cristo até cerca de 100 anos depois de Cristo. Os autores desses livros, inspirados por Deus, viveram em tempos diferentes. Os livros bíblicos foram assim escritos por diferentes pessoas, inseridos em um contexto próprio.

A Bíblia dos judeus possui somente os livros do Antigo Testamento. Os cristãos tomaram para si esses livros e a eles acrescentaram outos 27 que falam de Jessu (os 4 Evangelhos) e da comunidade cristã nascente.

 

Testamento

Essa palavra significa "Aliança", "pacto", um acordo feito entre Deus e o seu povo. É um termo cristão que descreve o primeiro pacto siglado por Deus com os esseres humanos através de Moisés (Antigo Testamento) e, depois, por meio de Jeus (Novo Testamento). Esses adjetivos "novo" e "velho" podem ser um pouco mal entendidos, pois podem dar a impressão que houve um novo que suprimiu o "velho". São dois pactos diferentes, ambos válidos. Alguns preferem, para evitar equívocos, dizer "primeiro" e "segundo" testamentos.