Qual era a quantidade aproximada do povo de Moises, quando sairam do Egito para Terra Prometida

Olá Veridiano Carlos da Silva de Sorocaba - SP!

A respeito desta sua pergunta muitos estudiosos da Bíblia tentaram interpretar o que a Bíblia apresenta quanto ao número de israelitas saíram do Egito, comandados por Moises. Para sermos mais sucintos vamos colocar os textos bíblicos e depois cada leitor poderá tirar suas conclusões.

O que a Bíblia Sagrada nos revela quanto ao número de israelitas que saíram do Egito.

A partida de Israel do Egito narrada na Bíblia em Êxodo 13,37:

“Os filhos de Israel partiram de Ramsés em direção a Sucot, cerca de seiscentos mil homens a pé – somente homens, sem contar suas famílias (mulheres e crianças)” (Êxodo 12,37) Bíblia de Jerusalém. (Êxodo 13,37) Bíblia de Jerusalém

A descrição de um recenseamento de Israel, que confere com os números apresentados no livro dos Êxodo. Vejamos Nm 1,46; Nm 26,51:

“O total de recenseados foi de seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta.” (Nm 1,46) Bíblia de Jerusalém.

E também no livro dos Números 26,51:

“Os filhos de Israel eram, portanto, seiscentos e um mil, setecentos e trinta recenseados.” (Nm 26,51) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

Podemos dizer assim baseados nos textos do livro do Êxodo e Números que Israel estava com um contingente de seiscentos mil homens em idade militar, o que significa uma quantia de dois a três milhões ao todo, contando as mulheres e as crianças. Estes foram os que saíram do Egito retornando a Terra Prometida

Não se pode atestar que todos os antepassados de Israel tenham participado do Êxodo.