Idolatria (eidólolatria = cultuo de ídolo) è uma palavra que aparece 4 vezes no Novo Testamento: 1Coríntios 10,14; Gálatas 5,20; Colossenses 3,5 e 1Pedro 4,3.

Nas duas cartas que Paulo escreve aos habitantes de Corinto, o texto emblemático onde fala de idolatria é 1Coríntios 10, a partir do versículo 14: “deveis fugir da idolatria”. A questão que trata Paulo nesse texto é em relação à carne dos animais que eram sacrificados a deuses gregos, que depois eram comidas pelas pessoas. A questão é: um cristão pode comer dessa carne? Paulo deixa transparecer que se trata de uma questão aparentemente sem importância, visto que os ídolos não são nada (versículo 19-20). Mas o que está em jogo aqui é a edificação do próximo e nem tudo edifica o próximo, como nesse caso. Muitos podem ver no comer a carne sacrificada aos ídolos como uma questão sem importância, mas na comunidade existem pessoas muito mais sensíveis, que se escandalizam, que não toleram essa coisa. Aí, mesmo quem retém que seja algo sem importância, por causa do irmão que se escandaliza, precisa se abster dessa carne, pois “nem tudo convém”, “nem tudo edifica” (v. 23). O cristão coloca em primeiro lugar o interesse do próximo e não o seu.

No final, Paulo conclui: “quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” (v. 31)

 

O que é idolatria

No antigo testamento, onde é muito mais comum a presença desse termo, era evidente que a idolatria era a ação de excluir Deus da própria vida através da adoção de um culto a outras divindades, que eram marcadamente presentes no ambiente do Oriente Próximo. Se escolhia entre YHWH e outra divindade. A mesma coisa é ainda presente na comunidade de Corinto, onde os gregos adoravam outros deuses que nada tinham a ver com o Deus revelado através da Bíblia.

No mundo cristão de hoje, quando se fala de idolatria, muitas vezes se intende uma realidade moral ou também certa devoção popular, como aquela relacionada com os santos. Essa relação não é propriamente bíblica. Dizer que um católico ou evangélico comete idolatria pelo simples fato de seguir suas práticas religiosas é algo errado.

A idolatria é o abandono de Deus, colocando-o em segundo lugar, colocando a onipotência em outra realidade.