Olá Maryenne de João Pessoa - PB

Sobre os adoradores de Deus encontramos nos livros sagrados muitas referência. Estes textos nos indicam suas características principais.

Inicio a resposta de sua pergunta voltando-me para o texto de Mateus 2 que tratada visita dos Reis Magos a Jesus depois de seu nascimento em Belém.

Neste texto destacamos:

 

Quem são os verdadeiros adoradores?

Os magos vieram do Oriente até Belém para ADORAR ao filho de Deus, Jesus nascido na gruta de Belém. Este era o objetivo deles. Uma estrela foi indicando o caminho onde o recém-nascido se encontrava. Vejamos o texto de Mateus 2,2:

2perguntando: Onde está o rei dos Judeus, recém-nascido? Com efeito viemos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. (Mateus 2,2) Bíblia de Jerusalém

Na figura dos Reis Magos encontramos os verdadeiros adoradores, eles sabem quem é o nascido, qual sua proposta nova para a humanidade. Deixam suas terras e vão até Belém adorá-lo.

 

Quem são os falsos adoradores?

O texto de Mateus contrapõe entre o verdadeiro e o falso adorador. O falso adorador quer matá-lo, seu nascimento irá prejudicá-lo, vai contra sua ganância de poder e autoridade. O texto esclarece este ponto, vejamos Mateus 2,8:

8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: “Ide e procurai obter informações exatas a respeito do menino e, ao encontra-lo avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. (Mateus 2,8) Bíblia de jerusalém.

Conhecemos qual foi a intenção o Rei Herodes, quer ir adorá-lo para ter conhecimento sobre o menino recém-nascido e eliminá-lo. O Rei Herodes é um falso adorador.

 

Características de um verdadeiro adorador

 

1) Os verdadeiros adoradores têm disposição para adorar.

“Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente chegaram a Jerusalém.” (Mateus 2,1) Bíblia de Jerusalém

Os três reis magos viajaram aproximadamente 1.600 Km, em uma caravana de camelos sob um sol escaldante do Oriente médio, cruzando desertos, sujeitos ao frio pela noite, e sujeitos de encontrarem  tempestades de areia, ou até ataque dos salteadores. Empreenderam esta viagem porque eles desejavam adorar o Rei Jesus. São considerados verdadeiros adoradores.

 

2) Os verdadeiros adoradores sabem quem eles adoram.

Retornamos no texto de Mateus ali mostra outra caraterística dos adoradores.

“perguntando: Onde está o rei dos judeus recém-nascido?...” (Mt 2,2) Bíblia de Jerusalém

Esses magos, deixam suas terras e vão ao encontro de Jesus eles sabiam quem era o objeto da sua adoração. O Rei dos Judeus, que acabara de nascer, eles vieram à procura.

Perguntando a cada um de nós:Temos conhecimento do verdadeiro Deus para adorá-lo? Algumas pessoas não conhecem o Deus que elas servem. São outros Herodes, não podem ser considerados adoradores.

 

3) Os verdadeiros adoradores conhecem as Sagradas Escrituras

A narrativa de Mateus mostra que os Reis Magos conheciam as escrituras.

“(...) Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.” (Mateus 2,2)

Na estrela reconheceram o nascimento de Jesus. Já tinham lido na escritura e a profecia do Antigo Testamento.

 

4) Os verdadeiros adoradores são solidários e fazem ofertas ao Senhor.

O texto de Mateus 2,11 narra:

“Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Em seguida abriram os seus cofres e ofereceram-lhes presentes: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2,11) Bíblia de Jerusalém.

Os reis magos eram verdadeiros adoradores porque ofertaram para Deus o seu melhor.

 

5) Os verdadeiros adoradores se preocupam com a oração

O Rei Davi, e considerado um autêntico adorador, ele declara:

“Suba minha prece como incenso em tua presença minhas mãos erguidas como oferta vespertina.” (Salmo 141,2) Bíblia de Jerusalém

Nos comunicamos com Deus por meio da oração. Pela prática da oração constante desenvolvemos a nossa intimidade com o Senhor. Todo adorador é exercitado na oração.

 

6) O verdadeiro adorador têm unção

A unção representava uma entrega total ao Senhor. Depois de ungido a pessoa a passa ser de uso exclusivo de Deus. O verdadeiro adorador é alguém cheio da unção e que se consagra para o seu Senhor.