Olá Sergio Silveira de Carvalho de Coronel Fabriciano - MG!

Muitas perguntas sobre o dizimo semelhante a Sua pergunta ou igual já foram enviadas e respondidas por este portal.

Nesta resposta não falamos do dízimo como era entendido no Antigo Testamento que se referia em 10% e era ofertado no templo de Jerusalém em forma de produtos que o povo cultivava. Este dizimo servia para manter o serviço religioso, a estrutura do templo e o sistema político. Por isto se fala em 10%.

Hoje se torna praticamente impossível contribuir com o dizimo na sua comunidade desta forma, com produtos do trabalho agrícola.

O mais prático hoje é contribuir para a comunidade com o dizimo em espécie recebido do trabalho assalariado

 

No sua situação caro leitor

Assim diz literalmente nosso leitor:

É justo e correto entregar o dízimo à igreja evangélica mesmo sabendo que o salário recebido não dá para cobrir as despesas mensais, ou seja, deixar de pagar uma conta ou boleto para pagar o dízimo? Não se tratam de despesas fúteis mais sim necessárias à manutenção da casa e do casal, sem dispor de luxo de gastos fúteis.

No seu caso, vivendo atualmente no limite, nem cobrindo suas despesas com o que ganha, não é justo e nem correto, nesta sua situação de necessidade, contribuir com o dizimo.

Temos conhecimento que o dizimo é para manter a comunidade funcionando, serviço religioso, igreja na sua conservação, serviços de evangelização etc....

Sabemos que também parte do dizimo deve socorrer as famílias onde algum membro contraiu doença grave, perda de trabalho sofrendo necessidades. Esta família, neste momento de infortúnio, deve ser ajudada pela comunidade com a parte do dizimo recolhido de todos posso também ir em socorro a esta família. Quanto sua situação estabilizar, então passarás contribuir como o dizimo