Presumindo que o Monte Horeb e Sinai sejam a mesma coisa - veja abaixo -, poderíamos dizer que são cerca de 630 quilômetros, seguindo o percurso das estradas de hoje, com um total de 8 horas de viagem, de carro.

O Monte Carmelo fica em Haifa, cidade litorânea, no Mediterrâneo, em Israel. O Sinai, ao invés, se encontra no Egito. Não há uma estrada que faça uma linha reta. Uma viagem de do Carmelo até o sinai precisa seguir as seguintes etapas:

  • Haifa - Eilat: 430 quilômetros - 6,20 minutos, com ônibus de linha
  • Passar a fronteira em Eilat, entre Israel e Líbano - operação não tão rápida
  • Eilat - Monte Sinai: 200 quilômetros

Veja uma panorâmica na imagem abaixo.

 

Sinai ou Horeb

Esses dois nomes normalmente são como sinônimos para o local aonde Deus deu os mandamentos, a Lei, a Moisés. É a "Montanha de Deus" (Êxodo 3,1; 1Reis 19,8). Alguns explicam a diferença de nome pelo fato da mesma montanha ter dois topos.

Horeb relembra, em Êxodo 3,1, o lugar da sarça ardente, local sagrado. Em Êxodo 17,6 se diz que foi também no Hored que aconteceu o opisódio do milagre da água, quando Moisés bateu na rocha e della saiu água, tendo na ocasião recebido o nome de Massa e Meriba.

Horeb aparece novamente em Êxodo 33,6, como o local a partir do qual os israelitas partiram definitivamente para Terra Prometida.

Esse mesmo nome aparece várias vezes no Deuteronômio, narrando as voltas dos isarelitas pelo deserto.

O episódio dos 10 mandamentos e sua relação com o Horeb aparce em Deuteronômio 4,10; 4,15; 5,2; 9,8; 18,16 e 28,60. Recordação que é mencionado também em vários outros livros da Bíblia.

Alguns dizem que, considerando a teoria documentária, as fontes javista e sacerdotal usam Horeb, enquanto que as heloista e deuteronomista preferem Sinai.

"Horeb" não é mencionado no Novo Testamento, enquanto que "Sinsai" aparece em Gálatas 4,24-25. Veja também uma alusão em Hebreus 12,18-21.