Um simples dicionário diz que é "converter alguém à religião, pregando o Evangelho". A primeira parte dessa frase reflete uma concepção antiga, enquanto que a segunda nos leva para o cerne do tema. A evangelização é uma experiência que se faz de fé em Cristo, do mistério da sua morte ressurreição. Se essa experiência traz um testemunho que será seguido, é apenas uma consequência, não uma meta. Ou seja, antes de dizer o que é, sublinhamos que evangelizar não é fazer prosélitos, mas viver a fé em Cristo.

 

Euangelion

Evangelizar está intimamente ligado à conhecida palavra "Evangelho" (termo composto de εὐ «bem, bom» e ἄγγελος «mensageiro, anúncio»). Esse vocábulo grego significa literalmente "boa notícia". Portanto, o verbo significa "dar uma boa notícia". Esse vocábulo pode ser usado para anunciar um nascimento, um casamento, uma vitória, a tomada de posse de um um novo líder. Não significa, originalmente, uma ação religiosa. Mas foi esse vocábulo que os cristãos escolheram para descrever o aspecto mais precioso da sua fé: o anúncio da ressurreição de Cristo. Hoje esse complemento foi perdido e nem sempre se lembra que "evangelizar" tem a ver com a ressurreição, mas se pensa mais em uma ação que transmite conceitos e preceitos.

Embora primordialmente essa ação não significa fazer prosélitos, é inevitável que o anúncio de uma boa notícia, da ressurreição de Cristo, não influencie a vida do outro. Trata-se de um convite, não feito só com palavras, mas principalmente com a adesão a Cristo.