Olá Ednéa Petit de Rio de Janeiro - RJ

Lugar do nascimento e filiação do profeta Jeremias.

Olhando a introdução do livro do Jeremias.

Nos primeiros versículos do livro de Jeremias encontramos alguns dados referentes a biografia do profeta, em Jeremias 1,1-3:

“Palavra de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes que residiam em Anatot, (distante 6 Km de Jerusalém em direção a Jericó) no território de Benjamin. 2Foi-lhe dirigida a palavra de Iahweh nos dias de Josias, filho de Amon, rei de Judá, no décimo terceiro ano de seu reinado...” (Jeremias 1,1-3) Bíblia de Jerusalém)

Pelas palavras do livro de Jeremias, ele era filho de sacerdote que trabalhava no templo de Jerusalém, profetizou em Judá entre os anos de 626 a 586 a.C.

Como vivia o profeta?

Lendo a profecia de Jeremias encontramos algumas informações sobre a infância de Jeremias, seu chamado a profecia e o anuncio profético

O profeta Jeremias foi criado numa família religiosa sacerdotal, morando nas bordas do deserto de Judéia na vila de Anatot, sua cidade Natal, distante 6 kilometros de Jerusalém. Seu nome tem o significado hebraico de: “Javé exalta ou ainda Javé derruba”, com clara referência a situação que vivia Judá neste período e mesmo com as aspirações do jovem Jeremias. Seus pais religiosos que eram queriam transmitir a ansiedade que viviam no reinado de Manasses e Amon, procuravam educá-lo nas leis de Israel, e dos ensinamentos de Isaías e dos outros profetas anteriores.

Em sua época o chamado profético acontecia entre 20 e trinta anos, ele Jeremias foi chamado por Deus ainda criança, (na’ar em hebraico= criança). Assim a adolescência de Jeremias passou durante os reinados de Manassés e o idólatra Amon. Por mero golpe de sorte conseguiu escapar a invasão de Senaqueribe a Judá. Viveu um período de tensão política entre o Egito e Babilônia.

Assim podemos dizer que Jeremias viveu sua adolescência em um período de tensão política internacional e declínio religioso nacional.