Olá Paulo Sergio dos Reis Figueiredo de Guaratinguetá - SP

Esta pergunta sobre o apóstolo Paulo se era casado muito já foi escrito, falado e imaginado. Na verdade os textos bíblicos, claramente, não falam a respeito, e devido a isto uma multidão de duvidas apareceram e são feitas pelos estudiosos e leitores da Bíblia

Na verdade devemos nos posicionar, aceitar o que o texto bíblico nos fala, ou nos assegurando em interpretações de escritos paulinos, afirmando que êle fosse casado.

 

O que penso:

No conjunto do que já li e trabalhei na biografia e escritos Paulinos em especial o estudo da escatologia na carta aos Gálatas, considero a primeira hipótese a mais condizente com a realidade: Paulo não foi casado, foi um evangelizador de tempo integral, dedicando-se a viagens e fundando comunidades no mundo de cultura grega-helênica.

Os estudiosos que afirmam que Paulo fosse casado argumentam a partir de interpretações dos textos que parecem demonstrar que ele era casado, e que na verdade permanece a dúvida. Os partidários que Paulo fosse casado argumentam:  Na sua época será que um homem como ele poderia permanecer solteiro dentro da cultura judaica que tinha o casamento como algo muito importante na vida de um homem? O que nos diz os escritos paulinos? Sabemos que nenhuma citação do nome de uma esposa nem declaração a respeito de seu estado civil o texto bíblico nos revela.

 

Investigando as entrelinhas do texto:

Para isto sabemos que muitos leitores não concordam com este tipo de leitura e preferem se ater ao texto como está escrito.

Vejamos alguns textos: em Coríntios 7,8:

“Contudo, digo às pessoas solteiras e viúvas, que é bom ficarem como eu” (1 Coríntios 7,8). Bíblia de Jerusalém.

Uma primeira olhada nesse texto pode nos levar a crer que Paulo era solteiro, daí fala especificamente aos solteiros.

Completando 1 Coríntios 7,8 seguindo no texto ele conclui supondo que se a pessoa não consegue permanecer solteira então se case, vejamos 1 Coríntios 7,9:

“Mas, se não podem guardar a continência, casam-se, pois é melhor casar-se do que andar em concupiscência.”(1 Coríntios 7,9) Bíblia de Jerusalém.

 

Concluindo:

A opção exata nunca saberemos, solteiro ou casado, pois não nos foi revelado nas Escrituras. Dizer que Paulo era casado naquele momento não se enquadra aos relatos das escrituras. Dizer que Paulo era solteiro é o que mais convence, se basearmo-nos em textos bíblicos e no itinerário de sua vida agitada, entre viagens, pregações, organizações de comunidades e momentos de prisão. A minha opinião é que Paulo fosse solteiro.