Transcrevemos aqui a pergunta completa:

Atos dos Apóstolos 3 fala sobre o milagre da porta Formosa. Gostaria de saber qual é esta porta, no templo. Outro detalhe: estive pesquisando e alguns falam que ela é a porta oriental, a porta profética, pela qual Jesus vai voltar e passar. Como pode ser a porta oriental se essa está nos muros e a porta Formosa não está dentro do templo? Isso que não consigo entender. Se pudesse me esclarecer serei muito grato.


Olá Alvanei Cardoso da Silva de Santa Fé do Sul - SP!

Na época de Jesus bem como na atualidade encontramos nas muralhas de Jerusalém 8 portas, assim nomeadas:

  1. Porta de Santo Estevão ou Porta dos leões – Bab es Sitti Mariam.
  2. Porta de Herodes – Bab – es-Zahira
  3. Porta de Damasco – Bab al-‘Amud
  4. Porta Nova - Bab es Giadid
  5. Porta de Jaffa – Bab al Khalil
  6. Porta de Sião – Bab an Nabi Daud
  7. Porta do Estrume – Bab al Mugharibeh
  • Porta Dourada

 

Sua pergunta é sobre a localização, nas muralhas de Jerusalém, da chamada porta Formosa onde aconteceu a cura do homem coxo pedinte de esmolas em Atos dos Apóstolos 3.

 

Aonde ficava a Porta Formosa?

Uma pergunta que os estudiosos têm dificuldade de responder, pois não se sabe exatamente qual das portas do Templo era chamada “Formosa”, existiam outras sete portas em torno das muralhas como foram descritas acima tornando difícil sua localização precisa. Isso ocorre porque faltam informações detalhadas sobre a área do Templo após a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C.

 

O pátio dos gentios de fronte ao Templo

Nos dias de Jesus e dos apóstolos, o Templo de Jerusalém, também conhecido como o Templo de Herodes, estava construído no meio de um grande pátio, chamado de Pátio dos Gentios e o templo era cercado por muralhas com 8 portas de acesso.

Os estudiosos elencam três possibilidades na localização da Porta Formosa.

 

Primeira possibilidade:

A Porta Formosa seria a também chamada Porta de Susã, localizada na muralha externa a leste do Templo. A Porta de Susã ficava próxima ao Pórtico de Salomão, do lado de fora do Pátio dos Gentios.

 

Segunda possibilidade:

A Porta Formosa seria uma porta que dava acesso ao Pátio das Mulheres quando se estava vindo do Pátio dos Gentios, ficando então localizada a leste do Pátio das Mulheres na muralha interna.

 

Terceira possibilidade:

A Porta Formosa era uma porta localizada entre o Pátio das Mulheres e o Pátio dos Homens, portanto situada numa área ainda mais interior no Templo. Essa porta também é chamada de Porta de Nicanor, apesar da segunda opção apresentada acima também ser chamada pelo mesmo nome.

A mais aceita destas possibilidades é a última opção, pois a narrativa de Lucas relata que, após ser curado, o homem coxo acompanhou os apóstolos Pedro e João para dentro dos pátios do Templo (At 3,8).

 

Como era a Porta Formosa?

A porta dourada, considerada a principal, pois dava acesso direto ao Templo, possuía entre 22 a 25 metros de altura, e entre 18 e 20 metros de largura. As pessoas chamavam também de Porta de Nicanor que fora financiada por Nicanor. Feita de bronze vindo da cidade de Corinto, chamavam também  de Porta Coríntia.

Flávio Josefo, falando desta porta afirmava o valor desse tipo de porta excedia em muito às portas revestidas de prata e ouro.

 

Consulta:

  • LOFFREDA, Stanislao P., Topografia di Gerusalemme, fino al 70 d. Cr, Gerusalemme 1982