Não temos condições de saber quando Abraão se tornou "muito rico de rebanhos, de prata e de outro" (Gênesis 13,2). É provável que essa constação pode ser feita somente no final da sua vida.

Para o seu ambiente, certamente Abraão era o chefe de uma família importante, cuja propriedade que tinha lhe permitia viver de maneira sóbria. Não é fácil avaliar o seu "bem-estar", pois a tendência é fazer um juízo em base aos nossos esquemas de riqueza. Precisamos abandonar nosssas ideias para entender a riqueza de Abraão.

Na história contada a partir de Gênesis 12 temos alguns elementos que podemos considerar. Abraão era um pastor e sua família provavelmente era nômade: dava voltas com seu rebanho, procurando comida para os animais. Foi assim que chegaram na terra que hoje é Israel. É provavél que seu rebanho era bastante grande e isso lhe dava certa importância dentro dos pastores nômades. Mas com ele estava toda a sua família, que era alargada e a sua riqueza era também dela, como mostra a separação do seu sobrinho Ló (veja Gênesis 13). Ao mesmo tempo, essa "riqueza" não lhe impede de ter que ir pro Egito, em tempos de carestia, atrás de alimento (Gênesis 12, 10ss).

Se estivesse entre nós hoje, com os parâmetros capitalistas, certamente Abraão não seria considerado rico. A sua riqueza residia na fé no Senhor.