Olá Gilberto de Souza Noqueira de Penapólis - SP

A primeira vista parece estar errado o jeito que os católicos realizam a cerimônia de Batismo. A igreja católica utiliza como formula do Batismo: Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e Espírito Santo.Os evangélicos utilizam a formula do Batismo em nome de Jesus.

A questão toda na interpretação desta formula de Batizar vem da compreensão teológica a respeito do Batismo. Os católicos, usam a formula trinitária, em que o Pai e o Filho e o Espirito Santo são uma pessoa. Formam um só Deus. Os evangélicos têm dificuldade de interpretar está questão teológica e utilizam nas cerimonias de Batismo uma só pessoa: o Batismo em nome de Jesus.

A questão não é apenas dizer o que o apóstolo Paulo afirma vamos fazer. Temos que ver o conjunto de textos que falam do batismo no Novo Testamento. Cito apenas um que me está em minha mente a passagem de Mateus 28,19, no final do evangelho em que Jesus se despede dos discípulos e ordena que anunciem sua mensagem a toda a terra batizando todo o ser humano, vejamos o texto de Mateus 28,19 o que diz:

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santoe ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estrei convosco todos os dias até a consumação dos séculos.”. (Mateus 28,19) Bíblia de Jerusalém).