Olá Joacir de Jesus Pereira de Almirante Tamandaré!

A resposta a sua pergunta, pelo menos em nomes de lugares encontramos no capítulo 24 do Gênesis.

Recomendo a leitura do capitulo 24 de Gênesis para uma compreensão melhor do contexto, deste fato bíblico.

Ressalto que não podemos nos ater em nome de cidades, pelos menos quanto a Isaac, ele vivia no deserto em tendas e constantemente modificavam de local, procurando pastagens aos animais e poços de água.

A distância entre estes lugares, a Bíblia não fala, como nos entendemos hoje. Pensamos em distância em Quilômetros. Nos tempos bíblicos existiam rotas de caravanas que tinham direções e caminhos por onde eles encontravam água para os camelos nos oásis. Assim a distância que indicarei é aproximada.

 

Onde vivia Isaac?

Isaac vivia no deserto de Neguev, ao sul da Palestina.

O texto Bíblico do livro de Gênesis 24,63 assim fala:

Ora, Isaque tinha vindo do caminho de Beer-Laai-Rói; pois habitava na terra do Negebe. Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos. 64Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? respondeu o servo: É meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu. Depois o servo contou a Isaque tudo o que fizera. Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe." (Gênesis 24, 63-67) (Bíblia, João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada).

 

Onde vivia Rebeca?

Rebeca vivia com seus pais na chamada Aram dos Rios, na alta Mesopotâmia em Harã, residência dos pais der Abraão.

Vejamos o texto Bíblico de Gênesis 24,10:

O servo tomou dez dos camelos de seu senhor e, levando consigo tudo o que seu senhor tinha de bom, pôs-se a caminho para o Aram Naarim, para a cidade de Nacor. (Alta Mesopotânea). (Gênesis 24, 10) Bíblia de Jerusalém.

Conferindo um Mapa Bíblico e o trajeto indicado entre a alta Mesopotâmia e o deserto do Neguev, totalizariam em forma aproximada 1800 km.