Olá Ruben de Brasília - DF!

Dúvidas sobre personagens históricos sempre existirá. Ouvimos com frequência Jesus Cristo existiu? Agora tem está existem provas que Pilatos existiu?

Tanto sobre Jesus ou a existência de Pôncio Pilatos existem muitas provas sejam históricas, que autores comprovam, seja arqueológicas.

Respondendo por provas arqueológicas ou históricas da existência de Pôncio Pilatos indico algumas que poderão lhe ajudar a entender.

Provas vindas da arqueologia:

- O Dr. Antônio Frova em 1961 descobriu em Cesária Marítima, uma cidade romana antiga, um fragmento de pedra calcária na qual foi gravada uma inscrição com o nome de Pôncio Pilatos.

A placa tem 82 cm de largura e 68 cm de altura, foi escrita em latim e colocada em uma das escadas do anfiteatro de Cesárea. (Está pedra está no Museu de Israel) A inscrição diz o seguinte:

 “Pôncio Pilatos, prefeito da Judeia, dedicou ao povo de Cesaréia um templo em honra a Tibério”.

Moedas do período de Herodes Antipas e de Pôncio Pilatos.

As moedas atestam os personagens históricos e são provas materiais da sua existência. Várias moedas do período de Pôncio Pilatos encontramos no Museu da Flagellation, Via Dolorosa na secção coleção de moedas da Palestina. (Conf. Studium Biblicum Franciscanum Jerusalém, Musée, pág.127)

- Os evangelhos atestam a presença de Pôncio Pilatos em seus escritos: No Novo Testamento: Lucas, em seu Evangelho, se referiu a Pilatos como o governador romano da Judeia durante o reinado de Tibério César.

- Historiadores pagãos também escreveram sobre o procurador romano.

Lembro Cornélio Tácito, historiador romano do século I, mencionou Pilatos em um de seus escritos:

“Imputou os cristãos que tomam o nome de Cristo, o qual durante o reinado de Tibério havia sido condenado à morte pelo procurador Pôncio Pilatos”.

- O historiador judeu Flávio Josefo, no ano 93 d.C., no século I, escreveu o seguinte:

Naquele tempo apareceu Jesus, homem excepcional, se é que podemos chamá-lo de homem, pois realizou milagres incríveis (...). Tanto entre os judeus como entre os gregos havia muitos discípulos que o seguiam. Devido à denúncia dos líderes do povo, Pilatos o condenou ao suplício da cruz. Mas isso não impediu que os seus discípulos continuassem amando-o como antes. Depois de três dias da sua morte, apareceu vivo”.

Onde morreu Pôncio Pilatos, não se sabe, mas existem hipóteses, ter cometido suicídio depois de cair na desgraça ou deportado à Gália, onde morreu.