Jeremias é um dos profetas mais estimados provavelmente também pelos inúmeros detalhes biográficos sobre si que descobrimos no seu livro. Ele mesmo fala de si, da sua vida, das suas dúvidas, seus tormentos internos, elementos que revelam toda sua humanidade. Apesar dessas informações, como para a maioria dos personagens bíblicos, não sabemos exatamente tudo da vida de Jeremias, pois os livros bíblicos não são verdadeiras biografias e muito menos aqueles livros proféticos. Apesar das lacunas podemos dar uma resposta para a sua pergunta, sem muita dificuldades.

A síntese de sua vida, em relação aos reis de Judá, aparece logo no início do livro (1,2-3):

A palavra de Javé lhe foi dirigida no décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho de Amon, rei de Judá. E também no tempo de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, até o final do décimo primeiro ano de Sedecias, filho de Josias, rei de Judá, ou seja, até a deportação de Jerusalém, que aconteceu no quinto mês.

Portanto, dizendo com palavras nossas, ele começou seu ministério quando Josias era rei, profetizou no tempo de Joaquim e também quando governava Sedecias. Com Sedecias terminou seu ministério, coincidindo com a deportação do povo para a Babilônia. Não são mencionados dois reis de Judá, Joacaz, que governou alguns meses entre Josias e Joaquim, e também não é mencionado Joaquin, que esteve a frente de Judá antes de Sedecias.

Para um elenco detalhado dos reis dos dois reinos, do Norte (Israel) e do Sul (Judá), veja aqui. Lembremos que o Reino do Norte, Israel, terminou a sua existência quando era rei Oseias (em Judá reinava Acaz). Depois da queda da Samaria, do Reino do Norte, apenas Judá, em Jerusalém, continuou existindo.

Jeremias, tendo nascido em Anatot, a poucos quilômetros de Jerusalém, denunciou o pecado do povo e viu no exílio a mão de Deus. Mas ele viveu, no início, uma situação tranquila, com Josias. No final, presenciou a decadência, a submissão às forças estrangeiras, denunciando a falta de confiança em Deus. De qualquer forma, nos capítulos 30 – 31 vemos o otimismo do profeta, quando anuncia o fim do sofrimento do povo, que retornará do exílio e viverá com abundância de riquezas.

Não sabemos qual foi a conclusão da vida de Jeremias, visto que ninguém conta a sua morte. Ele, de qualquer forma, não foi levado para o Exílio; continuou profetizando em Jerusalém, junto com Godolias, nomeado governador pelos caldeus. Este foi assassinado e um grupo de judeus, receando represálias, fugiu para o Egito, levando consigo Jeremias, onde ele provavelmente morreu.

Nessa imagem abaixo você encontra uma síntese gráfica da vida do profeta e do contexto histórico em que viveu.