O Êxodo, na Bíblia, é um termo unívoco que identifica a caminhada dos hebreus, saindo do Egito em direção à terra prometida, em um período de tempo que durou 40 anos. O povo de Deus, liderado por Moisés, escapa da escravidão e, seguindo as orientações de Deus, e se dirige à Terra de Canaã, onde entrará 40 anos mais tarde, conduzido por Josué. Toda essa trajetória é contada pelo livro que recebe exatamente o título de “Êxodo”. Essa narração continua nos outros livros que seguem: Levítico, Números e Deuteronômio. E também Josué, que narra a entrada na Terra Prometida.

Os outros dois eventos que você menciona (Abraão = Gênesis 12ss | Jacó Gênesis 46ss) são anteriores a Moisés e, mais do que um êxodo, caracterizam as atitudes típicas de uma população nômade. Eles se movem conforme a necessidade, principalmente buscando condições melhores para o próprio rebanho, que era a fonte principal da sobrevivência. Abraão e também seu neto Jacó eram nômades! Só aos poucos se tornam sedentários.

Em síntese, sugiro usar o termo “êxodo” exclusivamente para a saída dos hebreus do Egito e a aventura no deserto, quando o povo de Israel se descobre escolhido por Deus e se torna o Povo Santo de Deus.