Olá Artur de Caxias - RJ!

Boa pergunta esta que buscas uma resposta.  Como entender biblicamente quem sãos os mansos, quais suas características, como atuam em relação as outras pessoas?

Imagino que estejas perguntando pelas 10 aventuranças de Jesus onde encontramos no versículo 4 do capítulo 5 a seguinte bem-aventurança de Jesus  (Mateus 4,5 - Bíblia de Jerusalém):

Bem aventurados os mansos porque herdarão a terra.

A tradução da Bíblia Almeida para este vocábulo manso, usa a palavra "humilde", coisa que nos ajuda a entender o sentido da bem aventurança.

Podemos, então responder quem são estes mansos de quem Jesus fala nas bem-aventuranças.

Os mansos são aqueles que tratam o próximo com delicadeza, tem a capacidade de tolerar com muita paciência as fraquezas do ser humano, sem tornar a vida a exemplo de tempestade em copo d’água ou manifestar vingança.

Olhando a vida dos santos podemos visualizar o que eles entenderam com esta bem-aventurança. São Francisco de Sales entende que se conquistam os homens muito mais com o espírito de bondade, do que com violência ou zelo exagerado. Encontramos em seus escritos: “Pegam-se mais moscas com uma colher de mel do que com um barril de vinagre. Na compreensão do vocábulo manso podemos muito bem colocar os humildes, estes ganharão a terra.