João foi o último evangelho a ser escrito, há 70 anos da morte de Cristo. Foi escrito provavelmente a cristãos já sólidos na fé. João não segue a ordem dos 3 evangelhos precedentes; é independente. Não repete, em geral, o que já foi dito pelos 3 sinóticos, mas os completa, oferecendo ulteriores detalhes geográficos ou cronológicos. As principais diferenças com os anteriores são: conta menos os milagres (só 7), mas os desenvolve mais - os chama de sinais; não se interessa tanto das palavras e ações de Cristo, mas dos seus significados; concentra-se na pessoa de Jesus, que é a Boa Nova; usa muito o simbolismo: água, sangue, luz, vida...

Como João, os outros três Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) têm Jesus como protagonista. Apesar desse foco comum, cada um tem uma perspectiva própria. João é um pouco mais particular e contém muitos elementos próprios, enquanto que os 3 primeiros, chamados Evangelhos Sinóticos, são muito parecidos.

Entre os sinóticos, Lucas tem 105 passagens só suas, enquanto que Mateus tem 66 e Marcos 19. Em Lucas encontramos algumas passagens muito significaticas, como as parábolas do Bom Samaritano, dos convidados que não aceitam o convite, do filho pródigo, da ovelha perdida, do rico mau e do pobre Lázaro, do fariseu e do publicano e histórias como a da pecadora arrependida, da conversão de Zaqueu, do bom ladrão e algumas narrações da infância de Cristo.

Em João, invés, temos muitas coisas que não aparecem nos sinóticos: as Bodas de Caná, Nicodemos, a cura na piscina, pão de vida, tudo dos capítulos 7 - 12 de João (bom pastor, ressurreição de Lázaro, unção em Betânia, etc), o novo mandamento (amor); capítulos 14-17; Pilatos declara Jesus inocente; Jesus ressuscitado aparece no Lago da Galileia.

 

Instrumentos OnLine

Há obras que ajudam a ver as diferenças e semelhanças entre os 4 evangelhos. Uma famosa é aquela de 1985, de Kurt Aland, Synopsis Quattuor Evangeliorum. É uma obra disponível para espertos. Mas você pode também procurar algum instrumento na rede, como essa tabela dos paralelos entre os 4 evangelhos. Infelizmente é em inglês, mas graças as passagens mencionadas, todos podem ter uma visão geral das semelhanças e diferenças entre as 4 obras.