Olá, Uanderson Goncalves de Morais

Naquele tempo se usava o calendário romano, mas nos tempos Bíblicos valia também o calendário hebraico. Vejamos algumas indicações sobre os dois calendários:

 

Calendário usado no Império Romano

Os Romanos utilizavam o calendário Juliano, que fora criado 46 anos antes de Cristo pelo Imperador Júlio César, do imperador veio o nome do calendário.  Esse calendário instituiu os anos de 365 dias e acrescentou o ano bissexto e esteve em vigor até a Idade Média, quando foi modificado pelo Papa Gregório, que criou o calendário gregoriano, usado por nós hoje.

O calendário romano contava os anos a partir da fundação de Roma, que aconteceu no ano 753 antes do nascimento de Cristo, no dia 21 de abril.

 

Calendário dos judeus

Os judeus tem seu calendário que perdura até hoje. Em 30 de setembro de 2019 começa o ano 5.780 do calendário hebraico, que pretende contar os anos, embora sem nenhuma evidência científica, a partir da criação do mundo.

Este calendário tem origem no calendário lunar babilonês. O ano é composto por 12 ou 13 meses, cada um com 29 ou 30 dias. Cada início do mês coincide com o primeiro dia da lua nova.

Hoje seguimos o calendário gregoriano, embora os judeus nunca deixaram de utilizar seu calendário e o calendário juliano minimamente é usado.

Veja sobre os calendários na Terra Santa