Dificuldades como essa que você menciona nascem a partir de uma leitura errada da Bíblia. A verdade sobre a criação que a Bíblia conta não é de natureza histórica, no sentido que ela não faz uma crônica, com uma lógica cronológica, de como as coisas surgiram, mas conta como foram criadas, isto é, por Deus.

Herdamos um modo de ler os primeiros capítulos da Bíblia que provoca muitos problemas, pois hoje não é mais possível acreditar que os animais surgiram num dia e no dia seguinte apareceu o ser humano sobre a face da terra. As explicações da ciência, que não se podem negar, mostram como a nossa existência faz parte de um processo de evolução, que levou milhões de anos. O próprio ser humano é parte de uma evolução que passa pelo astrolopiteco (4 milhões de anos atrás), pelo Homo Erectus (1 milhão de ano) e, finalmente, o homo sapiens (200 mil anos atrás). Nesse percurso cronológico, os animais têm uma história a parte, inclusive os dinossauros, que você menciona. Ora, se colocamos essas descobertas científicas, comprovadas, em paralelo com a narração bíblica e tentamos harmonizar as duas ideias, entramos em conflito e provocamos uma grande confusão. Todavia não há confusão se entendemos exatamente a lógica da narração bíblica.

Gênesis 1 – 11 não nos dão informações sobre fatos acontecidos, mas contam a natureza do ser humano e do mundo. O autor faz isso usando estilos literários que toma emprestado do contexto em que vive, inclusive elementos que estão presentes também na literatura do oriente próximo, fora da Bíblia. Mas não se trata de uma simples repetição: o autor da bíblia coloca na sua leitura a fé que tem em Deus, coisa que caracteriza toda a sua leitura do mundo como criação divina.

Tudo o que lemos nos primeiros capítulos da Bíblia se refere á verdade, mas não é histórico. São dois aspectos diferentes, mas que não concidem necessariamente. Por exemplo, quando Gênesis 1,1 diz "no princípio" não significa que está dizendo "no primeiro dia da existência de tudo", historicamente falando, mas que à base de tudo, como coisa principal, está o fato que tudo foi criado por Deus. E isso é verdadeiro!

Precisamos ter coragem de dar um salto e mudar a nossa compreensão dos primeiros capítulos bíblicos. Em um primeiro momento isso nos causará insatisfação, insegurança, mas é o único modo para entender melhor a mensagem ali contida e romper a corrente que impediu, durante séculos de interpretação do texto, que os cristãos e judeus entrassem plenamente na mensagem revelado por Deus através do autor do Gênesis.

 

Aprofundando

Aqui no site temos insistido sobre essa linha de leitura, com várias respostas a questões inerentes às primeiras páginas da Bíblia. Escrevi também algumas pistas para a leitura dos primeiros capítulos da Bíblia, que aconselho ler.