Olá Lucina Bino de Ubatuba - SP!

Podemos identificar os crentes de Filipos, com as informações que temos desta cidade considerada uma das principais da Macedônia. Passava pela cidade uma das principais estradas Romanas que ligava a Europa com a Ásia. Assim sua população constantemente trocava, notícias, informações e fazia negócios com outras populações. Tornou-se uma importante colônia Romana, lugar onde foram residir inúmeros militares aposentados, que uma vez terminado os serviços militares para o Império Romano passavam gozar de privilégios e viviam pequenas propriedades rurais, doadas pelo Império.

Uma cidade em que devido a sua situação apareceu desigualdades sociais e exploração do trabalho escravo. Por ser um lugar de muita circulação de pessoas pela via romana chegavam também religiões mistéricas vindas do oriente, que passam a influênciar a vida religiosa da cidade. O culto ao imperador, por ser uma colônia Romano era obrigatório e atuante devido ao grande número de militares.

Com estás informações podemos imaginar como se formou a comunidade de crentes cristãos em Filipos. Certamente bom número veio das classes mais desfavorecidas em busca de uma libertação da escravidão e da opressão romana, um grupo de mulheres da indústria de tecidos foram as primeiras a aderirem o cristianismo na Europa. E começaram a se reunir, lideradas por Lídia, para escutar o evangelho de Jesus e rezar, com Paulo e Silas. Se reuniam as margens do rio em que lavavam e preparavam a púrpura um dos importantes negócios da cidade.

A grande fonte de informações é o livro dos Atos dos Apóstolos que narra a entrada do cristianismo na Europa, por Filipos onde Paulo tem a visão do soldado macedônio que indica o caminho para a Europa.

Lídia a primeira mulher a ser evangelizada na Europa.

O cristianismo tem Lídia, uma comerciante de purpura, como a primeira mulher a aceitar o evangelho na Europa. Em sua casa se hospedaram nos primeiros tempos Paulo e Silas.

Porque eram os Filipenses cristãos maduros?

1 - Os Filipenses viviam alegres. O cristianismo mostrou um novo caminho. Com alegria anunciava Jesus Cristo a seus irmãos.

2 – O Centro da vida da comunidade foi a opção radical a Jesus Cristo.

3 – Apesar das perseguições eram fiéis ao evangelho. Paulo e Silas ao chegarem em Filipos foram presos por causa do evangelho.

4 – Sinal da maturidade dos Filipenses, além da adesão a Jesus Cristo, entoavam  o hino Cristológico em suas orações.

5 – Devido a sinceridade, da amizade e hospitalidade dos Filipenses, Paulo sempre os tratou como amigos.