Olá Jeise de Souza do Rio de Janeiro - RJ.

Responder sua pergunta não deixa de ser importante, porque todo o estudioso da Bíblia sabe muito bem, que a História da Salvação através dos tempos, tem como pano de fundo a história da humanidade ou das grandes civilizações e nações.

É indispensável ter como contexto a história da humanidade, que nos ajudará na compreensão do texto Bíblico onde os fatos bíblicos aconteceram com seus personagens.

O início da História da Salvação acontece no período de Hamurabi, Rei da Babilônia, na época dos patriarcas, Abraão, Isaac, Jacó José, a história,  vive o tempo Sargão I, Imperador da Assíria, dos Hicsos, do Império Egípcio com Tutmes III, continua na época dos Juízes, dos Reis, seguindo com a Babilônia, Pérsia, e depois Grécia.

 

Como foi a influência do Império Romano nos acontecimentos bíblicos?

Os Romanos aparecem no cenário bíblico, com a conquista da Palestina por Pompeu no ano 63 aC.

Olhando a presença dos Romanos na Palestina do tempo de Jesus eles tiveram um lugar todo especial, com sua presença através das legiões romanas, etc.. Foi neste contexto de presença Romana que Jesus anunciou o seu evangelho, a Boa Nova, muito diferente da proposta do Império Romano aos povos conquistados. Roma aplicava aos povos conquistados a ideia da Paz Romano, só ela poderia trazer bem estar etc. Assim os povos não precisavam mais terem exércitos e defesa, pois as legiões romanas os defenderiam. Deveriam, trabalhar organizadamente, e pagar seus impostos e seguir a religião do Império, o culto ao Imperador.

Assim todas estes povos conquistados pelos romanos, passam a serem súditos de Roma, seguir suas prescrições e leis. O imperador era considerado um Deus na Terra, os nomes deles tão bem expressavam os “Césares”. Exemplo: César Augusto, Júlio César, César Antônio, Tibério César etc. Além dos pesadíssimos impostas, estes povos perdiam sua identidade e perspectiva religiosa. Agora a religião era do império. O chamado culto ao Imperador.  O Novo Testamento mostra nos fatos narrados esta realidade. O texto do livro do Apocalipse, mostra ou quer dizer as comunidades, que não é o Imperador o centro de tudo, mas é Deus que todo rege e governa. Jesus na sua pregação missionária isto quer demostrar.