Olá Marcos de Jesus da Hora de Feira de Santana - BA

A resposta à sua pergunta está na localização da suposta cidade de Gadara. Esta cidade no lado Oeste do Mar da Galiléia, estaria em território de Israel, ou pertencia a região da Decapoles?

Entender a localização da Decápolis.

A Decápolis vem do grego: deka (dez) + polis (cidade), sendo um grupo de dez cidades que tinham as fronteiras com o lado oriental do Império Romano com o território da Judeia e Síria (fronteira oriental do Império Romano).

Como entender este território da Decápolis?

As Dez cidades, conhecidas por Decápolis (Citópolis, Gadara, Gerasa, Filadelfia, Pella, Damasco, etc), não possuíam uma unidade política, mas foram agrupadas pela língua, cultura, localização e status político. Comerciantes gregos e imigrantes, que ai moravam, tornaram a Decapolis um centro de cultura helênica, em uma região predominantemente semita (Nabateus, Sírios e Judeus).

Localização atual:

A "região de Decápolis" está localizada no que hoje é o moderno país da Jordânia. Tirando fora a cidade de de Damasco.

O Novo Testamento e a Decápolis.

Os livros do Novo Testamento referem-se às Dez Cidades, situando-as no lado leste do Mar da Galileia.

Esta narrativa do milagre de Jesus dos evangelhos, não é considerada somente a mais longa narrativa de milagre, mas passa por ser a de maior controvérsia e incompreensão, através dos tempos. Nestes dois mil anos de exegese, já foram ponderados as mais diferentes interpretações.

Textos que narra este milagre:

Marcos 5,1-20; os textos paralelos Lucas 6,26-29 e Mateus 8,28-34: Os três evangelhos narram este episódio do endemoniado e dos porcos jogando-se ao Mar da Galileia.

O nome do local nos textos:

Mateus fala dos Gadarenos habitantes de Gadara, não esta as margens do lago.

Marcos fala dos Jersanenom habitantes de Jerasa, esta longe 100 Km do Mar da Galiléia.

O escritor Origenes escreve os Gergesenos, habitantes de Gergesa

Outro escritor Cirilo de Citópolis, fala que São Saba visitou Corsian (=Kursi)

Kursi a cidade do milagre de Jesus da cura do  endemoniado e dos porcos jogados ao mar.

Apesar do texto dos evangelhos, as escavações arqueológicas, revela a cidade de Kursi, como sendo a provável cidade deste milagre estando a margem do mar da Galileia. No local ergueu-se uma Igreja Bizantina, hoje podemos visitar o local.

Como o milagre aconteceu na Decápode, território pagão, ali existia muita criação de porcos, pois serviam de alimento para os soldados Romanos e centuriões que mantinham a ordem no território judaico, não longe daí.

Consulta:

KASWALTER, Pietro , Visita in Galilea e Gola, Introduzione storica e archeologica, pro manuscrito, Studium Biblicum Fransicanum, Jerusalém 1991, pág.40-41.

WEISER, Alfons, O que é milagre na Bíblia, para você entender os relatos dos Evangelhos, edições Paulinas, São Paulo, 1978, pág.81-108.

CASONATTO, Domingos Odalberto, Anotações na Visita in Galileia e Gola, visita a cidade de Kursi em 1991