A Bíblia fala desse rei em 1Reis 15,9-24 (também em 2Cr 14), onde é louvado por ter feito o que é reto aos olhos do Senhor. Foi rei do Reino do Sul, reinando em Jerusalém provavelmente de 911 até 870 antes de Cristo. Era filho de Abiam e pai de Josafá.

É louvado principalmente por ter anticipado a reforma de Josias, abolindo os deuses pagãos do território do seu reino. É nesse contexto que é mencionada a sua vó, que se chamava Maaca, filha de Absalão (1Reis 15,10): Asa retira dela a "dignidade de Grande Dama" porque ela fizera um ídolo à deusa Aserá (1Reis 15,13).

 

Mãe ou avó?

"Avó" é aquilo que encontramos normalmente em nossas traduções. Na verdade, no original em hebraico temos "mãe". As boas traduções, quando usam o termo "avó" colocam uma nota explicando a questão. Com certeza se tratava da avó de Asa e não da mãe. Sabemos disso porque em 1Reis 15,1 se diz que Maaca era mãe de Abiam (pai de Asa). É provável que tendo morrido Abiam, sua mãe Maaca continua com o status de "Mãe do Rei", visto que a rainha mãe gozava de posição de honra e de certas prerrogativas, ganhando o título de "Grande Dama". Maaca, portanto, teria conservado essa dignidade no tempo do reino do seu neto, que provavelmente se tornou rei quando ainda era muito jovem.

Portanto, em síntese, mesmo se o texto hebraico original traz "mãe", efetivamente Maaca era a avó de Asa.