Olá Amanda do Recife - PE!

Encontramos muitos elementos da vida de Daniel no livro que leva seu nome encontrado no Antigo Testamento: O livro de Daniel. Assim que recomendo a leitura deste livro bíblico e conseguirás muitas informações sobre este personagem.

Deixo, algumas diretivas sobre o profeta Daniel que poderão te ajudar.

Qual o significado do nome Daniel?

O nome Daniel tem origem hebraica com o significado de “Deus é meu juiz”

Quem foi o profeta Daniel?

Considerado o quarto maior profeta dos que encontramos nos livros proféticos da bíblia.

O que fez nos primeiros anos de sua vida nada encontramos, mas as narrativas encontradas em seu livro, nos mostram a sua atividade posterior. O historiador judaico Flávio Josefo, apresenta Daniel como um israelita de descendência nobre real, que junto aos exilados foi levado para Babilônia por Nabucodonosor. Isto aconteceu no terceiro ano de Joaquim. Uma vez na Babilônia foi requisitado com outros jovens companheiros para s reme treinados ao serviço do Monarca. Recebeu nesta ocasião outro nome, agora babilônico de Beltessazar.

Daniel destacou-se entre os servos do rei por interpretar visões alheias (conforme capítulo 2-5 de Daniel). Uma vez que passa interpretara suas próprias visões ele chega a prever o futuro do reino messiânico (conforme 7-12 de Daniel).

Daniel recebe cargos governamentais.

Com este modo de ser e agir, começou a ter a confiança do Monarca, recebendo cargos governamentais de Nabucodonosor e seus sucessores Belsazar e Dario.

Durante o reinado de Ciro, teve a sua última visão as margens do Rio Tigre, que afirou que Daniel retornou a Jerusalém, entre os exilados libertados pelo edito do Real.

O local de seu sepultamento ainda existem dúvidas. Alguns dizem que foi em Susa.