Gênesis tem 1.522 versículos, divididos em 50 capitulos. O capítulo maior é Gênesis 24, com 66 versículos. Esses dados correspondem à Bíblia de Jerusalém, a minha Bíblia de uso quotidiano.

Embora pareça uma pergunta sem muita consequência, conhecer esse aspecto da divisão da Bíblia é importante. Primeiro de tudo precisamos ter consciência que essa divisão não é "inspirada", isto é, não foi feita pelo autor bíblico, mas foi algo que se realizou só na Idade Média: primeiro vieram as divisões em capítulos e, mais tarde, em versículos (veja aqui).

Em relação aos 1.522 versículos de Gênesis, presentes na Bíblia de Jerusalém, pode ser que se você toma outra versão encontrará outro resultado (vejo alguns sites que dizem ter 1.533). Isso pode ter várias razões. Para entender, veja esse exemplo de Juízes 5.

A divisão em capítulos e versículos é muito prático para as citações e também para a leitura em conjunto, nas liturgias, por exemplo. Mas, repito, temos que ter consciência que não é algo fundamental para a interpretação do texto. 

 

Quantos versículos tem a Biblia?

Alguns sites trazem que a Bíblia Católica possui 35.527 versículos, mas esse número pode variar conforme a versão. Já as principais traduções da Bíblia Protestante possuem um número próximo a 31.100 versículos. Citando concretamente algumas versões:

  • A Bíblia Almeida Revista e Corrigida (ARC) possui 31.105 versículos.
  • A Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA) possui 31.104 versículos.
  • A Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) possui 31.103 versículos.
  • A Bíblia King James possui 31.102 versículos.

O livro com mais versículos é Salmos (2.461), enquanto que o menor é 2João, com apenas 13 versículos.