Olá Marcus de Belford Roxo- RJ !

A compreensão desta frase do evangelho de João se torna fácil, se na leitura do capítulo 8, percebemos com quem Jesus está discutindo. A chave da compreensão está aí. Vejamos o versículo que envolve a questão: 8,23

“Ele porém, lhes dizia: “Vós sois daqui de baixo e eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”. (João 8,23) Bíblia de Jerusalém.

Toda a discussão está entre os fariseus, que não aceitam Jesus, nem sua doutrina e Jesus que quer mostrar para eles sua verdadeira identidade.

Na verdade o texto joga dois termos antitéticos, uma contra o outro: do “alto” e da “terra”. O evangelista João define sua compreensão quanta a natureza do homem. Assim os judeus no caso do texto são os de baixo ou deste mundo, porque o pai deles é o diabo. Jesus ao contrário, segundo suas próprias palavras é do alto, não deste mundo, porque desceu do céu conforme o designo de seu Pai.

Está natureza oposta entre fariseus e Jesus faz com que eles não acreditem, não aceitem e rejeitam a Jesus. O evangelista do quarto evangelho insiste e argumenta da preferência de cada ser humano em viver segundo a luz ou segundo as trevas.

Nicodemos é o exemplo clássico do Judeu que aceita a Jesus, ele que é de baixo pode nascer para o alto, isto é pela água e o Espírito. Com o Batismo participa da origem celeste de Jesus em fim do mesmo destino de Jesus.

Se entendemos que devamos ser arrogantes como os fariseus em não aceitar a Jesus, somos pecadores e permanecemos em nossos pecados, poderemos ser do alto a exemplo de Natanael, pela água e o Espirito no Batismo e participar dos que preferem estar no alto.

Este texto nos ajuda a compreender o ser humano hoje, existem os que preferem as trevas, rejeitam a Jesus incondicionalmente como agiram os fariseus. Mas tem aqueles que preferem a Luz, pertencem ao alto e fazem da vida uma pratica dos valores de Deus (do alto).