Olá Paulo Cesar da Silva Rocha de Uberlândia - MG!

A história de Ló todos nós conhecemos desde o tempo em que paricipavamos da Escola dominical. Tínhamos que até decorar e recontar aos colegas as histórias dos personagens bíblicos.

A história deste personagem Bíblico conhecido por Ló está registrada no livro de Gênesis, junto com a história Abraão. Ele é conhecido por sobrinho de Abraão e o cohemos muito bem por causa do episódio da destruição das cidades de Sodoma e Gomorra

 

Quem foi Ló na Bíblia?

Ló foi filho de Harã, irmão mais novo de Abraão, e, portanto, sobrinho do patriarca Abraão. Ló empreendeu com Abraão seu tio a saída de Ur dos Caldeus juntamente com Terá, Abraão e Sara rumo a Harã na Mesopotâmia. Depois, Ló seguiu com Abraão e Sara de Harã para Canaã (Gn 11,31; 12,45).

 

A separação de Abraão

O livro do Genesis nos relata que Em um determinado momento, os rebanhos de Ló e Abraão aumentaram muito, de modo que a região em que estavam não comportava os dois habitando juntos ali, o que acabou ocasionando disputas entre os pastores de Ló e de Abraão.

Assim, por bem, Abraão e Ló se separaram. Ló escolheu as planícies verdes do Jordão, em direção ao Mar Morto, perto de Sodoma.

 

Ló  em Sodoma

Após se separar de Abraão, Ló partiu em direção a Sodoma. Em Sodoma, Ló constatou que o povo de Sodoma era iníquo (Gn 13,5-13). Ló ficava profundamente afligido todos os dias por conta da maldade explicita presente naquela cidade (2Pe 2,8).

 

A esposa de Ló

A primeira impressão é que Ló, chegando em Sodoma tenha constituído uma família e casado com uma mulher do lugar.

A Bíblia nada fala do nome de sua mulher, quem ela era, só nos fala que na fuga da destruição de Sodoma e Gomorra, olhou para trás e virou uma estátua de Sal.

Nada nos fala o texto bíblico da identidade de sua mulher, passando assim ser uma especulação ou curiosidade bíblica, querer saber seu nome ou nacionalidade.

 

A possibilidade da mulher de Ló ser judia

Sabemos que segundo a lei judaica um Judeu não casa com uma mulher estrangeira, pois a linhagem judaica dos filhos vem da mãe judia. Um judeu que casa com uma mulher estrangeira, a identidade dos filhos deixa de ser judaica. Se admitirmos estas considerações concluímos que a mulher de Ló seria uma mulher de sua raça, judaica.

Se admitimos esta lei judaica, dificilmente Ló teria se casado com uma sodomita.