Olá Davi Moraes de Brasília!

É interessante sua pergunta, nos remete ao estudo e a compreensão das parábolas de Jesus.

Aprendemos que as parábolas de Jesus querem ajudar aos seus ouvintes a entender a sua mensagem o seu projeto. Seria como um estalo na mente para entender o que Jesus quer de nos.

Para início de conversa Mateus colocou as Parábolas de Jesus em um discurso único que se encontra no capítulo 13. Este se chama discurso das Parábolas, nele encontramos a Parábola do semeador, do joio, do grão de mostardas etc.

Podemos assim dizer: Parábola é uma comparação que nos faz pensar a respeito de um ensinamento. É uma história de fácil compreensão com base fundamental em uma comparação. A Parábola é uma espécie de comparação, sendo ela uma analogia, tendo como ponto de partida a realidade do nosso dia a dia e que leva a compreensão de um ensinamento profundo. Ex. Parábola do semeador, da semente, do joio e do trigo do grão de mostarda, da rede de peixes, do tesouro etc.

Respondendo a sua pergunta de Mateus 19,24.

Em Mateus 19,24 encontramos:

“Eu vos digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar reino de Deus” (Mateus 19,24)

Este versículo se tornou pedra de toque para todos os grupos de estudos, ou participantes de estudos bíblicos, sempre esta pergunta é feita, e então os ricos não irão entrar no Reino dos céus?

A explicação do que é o Reino, Jesus ensinou aos discípulos no capítulo 13, comparando com vários elementos da natureza para que seus ouvintes pudessem entender. Assim neste capitulo 19 não aparecem Parábolas, mas a pratica do evangelho na vida real.

A partir do capitulo 19, Mateus começa projetar o futuro do Reino de Deus, que vai ser construído através da pratica e dos ensinamentos de Jesus, ou como aparece em Mateus, os seguidores de Jesus buscam a justiça do Reino.

Neste capitulo 19, Jesus discorre sobre o Matrimônio, como deverão viver os seus seguidores no matrimônio, fala que o Reino é dos pequenos, que o Reino é dom é partilha.

Aparece o alerta neste versículo 24, da necessidade de ser pobre ou aliar-se aos pobres para que o Reino seja para todos. Seus discípulos compreenderam muito bem, deixaram tudo para seguir Jesus. Nós se quisermos construir este Reino de Deus, de Amor, justiça fraternidade etc, devemos ser pobres ou nos aliarmos com os mais pequenos que são os preferidos de Deus.

A partir disto é mais fácil entender, o porque é difícil dos ricos assumirem a proposta de Jesus. Em Mateus 19,16-23, mostra do jovem rico que depois de ouvir a proposta de Jesus, voltou para sua casa.