Olá Sonia Regina da Paraíba!

Nos presentes que os Reis Magos levaram a Jesus sempre permanece em nós a pergunta: O que significam o ouro, o incenso e a mirra?

Os presentes dos Magos podem parecer estranhos a um primeiro olhar, mas nos ensinam a reconhecer Deus na pequenez do Menino Jesus.

 

Como acontece um nascimento de uma criança nas famílias?

Os familiares e amigos estão acostumados em levar aos pais quando nasce uma criança, presentes que demonstram o seu afeto e estima. São presentes dos mais diversos tipos: para agasalhar o bebê; fraldas e produtos para cuidar da sua higiene necessários no momento; e, um pouco mais tarde os brinquedos para que a criança tenha  com que se divertir. Os padrinhos do recém-nascido vão mais longe levam um um berço,ou ajudam a completar o enxoval.

 

O que recebeu Jesus na ocasião do nascimento?

Os evangelhos no entanto falam dos presentes que recebeu, de três estranhos, que não foram nada comuns. O Evangelho de Mateus narra que Magos vindos do Oriente, "abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra" (Mt 2, 11).

Nos perguntamos o que uma criança que mal acabara de nascer podia fazer com ouro, incenso e mirra. Qual o significado dessas três presentes que os Magos oferecem a Jesus lembrados na Festa da Epifania do Senhor?

Na festa da Epifania de 2010, o Papa Bento XVI, expressando a mesma perplexidade dessas perguntas, reconheceu que os dons apresentados pelos Magos desta forma:

Naquele momento, as necessidades da Sagrada Família eram diferentes do ouro, incenso e mirra.

Entretanto olhando mais longe reconhecemos que estes dons têm um profundo significado: eles representam o reconhecimento de uma pessoa como Deus e Rei: ou seja, são um ato de submissão e compreensão de seu nascimento. Querem dizer que a partir daquele momento os doadores reconhecem a sua autoridade.

O que o papa Bento nos falou segue a linha de outros autores da Tradição da Igreja, que associam os três presentes dados Jesus com o reconhecimento de Sua identidade e missão divinas.

Uma antiga homilia, de autor incerto, lembra que "a qualidade dos presentes oferecidos dava testemunho da divindade que eles consideravam haver no menino" , com o ouro se referindo à Sua realeza; o incenso, à Sua divindade; e a mirra, à Sua humanidade.

Poderíamos encontrar muitas outras interpretações que ao longo deste dois mil anos foram ditas e escrita, penso que estas já possam te ajudar na compreensão destes presentes: Ouro, incenso e mirra.