Diz ainda o nosso leitor:

Segundo a Igreja Anglicana, basta ser baptizado e estar em paz comigo, com Deus e com o próximo. E segundo a Igreja Romana? Posso ser excomungado? Tenho medo da condenação eterna. Ajudem-me por favor.

_____________________

Olá Júlio de Sintra Portugal!

Li com atenção sua pergunta e pensei duas vezes para lhe dar uma resposta. Como tens conhecimento sua pergunta foge do objetivo do portal, que responde perguntas bíblicas.

Assim não teria tanta autoridade em querer dar um parecer do que deverias fazer. Sua pergunta se encaixaria melhor no assunto ecumenismo que nos dias de hoje se fala seguidamente.

Assim a resposta são indicativas para que possas decidir o que fazer.

A Igreja Anglicana e Católica tem muitas pontos em comum. A separação foi uma fato histórico e de incompreensão quanto ao casamento, do Rei Henrique VIII, cuja história conhecemos.

Certamente alguém que foi batizado na Igreja anglicana, e muda para a Igreja católica seu batismo é aceito, não se faz novo batizado.

Agora a comunhão é algo que acontece na celebração e seu recebimento, considera que o fiel esteja batizado e participe da vida da comunidade, caso contrário não estaria em comunhão.

Se você comungar na Igreja anglicana, se entende que estejas disposto a fazer comunhão com a Igreja anglicana e seguir suas obrigações.

Participei em muitos cultos ecumênicos em que foi distribuída a comunhão, os Luteranos mostrando fidelidade a sua igreja e orientações, se retiraram da celebração, já no final quando os católicos recebiam a comunhão.

Penso que não custaria muito falar com o pastor da Igreja anglicana que vais e pedir a ele se não existe restrições ao católico receber a comunhão em uma celebração deles. Terás uma certeza maior.

Conhecemos a orientação da Igreja católica que é bastante rígida se tratando da comunhão. Penso que se você comungar na missa anglicana não vai ser motivo de excomunhão, a palavra é muito forte e nem da perda da vida eterna.