Olá Jaqueline da Conceição de Belford Roxo - RJ!

Não seria o lugar indicado para responder sua pergunta que se liga mais a questão das celebrações liturgicas das Comunidades. Fazendo um aparte na tarefa de responder perguntas bíblicas deixo algumas indicações de textos bíblicos utilizados em um culto de ação de graças realizado em uma comunidade.

Nota:Com certeza a organização das comunidades enviará sugestões de celebrações para que possas ser realizá-las na sua comunidades.

Mesmo assim seria bom reunir a equipe de celebração e juntos escolher, os comentários, pedidos de perdão, preces, cantos e leituras bíblicas com mensagem para a comunidade.

Deixo apenas uma sugestão de leituras que podem ser usadas na celebração do culto de ação de graças.

Ação de Graças pelas colheitas.

Entrada da Celebração:

Canto de ação de graças.

Enquanto isso, acendem-se as velas. Depois de acesas as velas, pode-se expor, próximo da mesa da comunhão, uma cesta com alimentos. Ela pode servir de símbolo da generosidade constante de Deus, bem como convite para a partilha justa entre filhas e filhos do Criador.

Leituras bíblicas

1 - Leitura da Epístola aos Hebreus 13,15-16.

Leitura do Evangelho

2-  O santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo conforme

Lucas 12,13-21.

Outra sugestão de leitura bíblica vem do livro dos Salmos, poderias utilizar salmos de ação de graças com respostas da comunidade:

O Salmista não se cansa de agradecer a Deus:

“Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar Salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade.” (Sl 91,2)

“Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis.” (Sl 70,14-15)

“Dai graças ao Senhor, gritai Seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai Salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!” (Sl 104,1).