Em Êxodo 20,8-11 existe o mandamento de observar o sábado:

Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. 10 O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.

Ao invés, conforme o catecismo da Igreja Católica, que muitos entre nós aprendemos na nossa infância, o 4 mandamento fala da “honrar pai e mãe” e é o terceiro que diz para “guardar” o domingo:

Guardar domingos e festas de guarda.

Abordando diretamente a sua questão, é verdade que existe uma diferença entre os mandamentos, entre aqueles que estão na Bíblia e os 10 do Catecismo. Os cristãos são convidados a reservar o domingo como “dia do Senhor”. Isso deriva da tradição cristã. De fato, as primeiras comunidades cristãs, mesmo observando o Sábado, o sétimo e último dia da semana, aos poucos começaram a celebrar também o dia da ressurreição de Jesus (Atos 20,7), aquele que se transformará no domingo, o ‘oitavo dia’, o primeiro dia da nova criação em Cristo, que coincide com aquele da sua volta (1Coríntios 11,26). Quando o cristianismo se difundiu no Império romano e se tornou a religião de estado, englobou no domingo a função do dia de descanso, a memória da criação e da libertação e também o anúncio da nova criação inaugurada pela ressurreição de Cristo.

Como já dito em outras ocasiões, o ensinamento teológico contido na guarda do sábado, segundo a tradição judaica, continua válido até hoje. Ao mesmo tempo, nos damos conta que a tradição cristã, por causa da memória de Cristo ressuscitado, transferiu desde há muito tempo, e depois de um processo de discernimento muito elaborado, os valores do sábado para o domingo.

Sobre esse tema, não deixe de ler essa resposta mais elaborada.

Na Bíblia os "mandamentos" não são chamados assim, mas simplesmente "palavras": as 10 palavras. E entontramos duas versões delas, em Êxodo 20, como você pode ver aqui abaixo, mas também em Deuteronômio 5,6-21. Há poucas diferentes entre esses dois textos. Nesse link você encontra uma tabela com os dois textos em paralelo.

 

Os 10 mandamentos bíblicos (Êxodo 20,2-17)

  1. Eu sou Javé seu Deus, que fiz você sair da terra do Egito, da casa da escravidão.
    Não tenha outros deuses diante de mim.
  2. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.
  3. Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus, porque Javé não deixará sem castigo aquele que pronunciar o nome dele em vão.
  4. Lembre-se do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalhe durante seis dias e faça todas as suas tarefas. O sétimo dia, porém, é o sábado de Javé seu Deus. Não faça nenhum trabalho, nem você, nem seu filho, nem sua filha, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu animal, nem o imigrante que vive em suas cidades. Porque em seis dias Javé fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles; e no sétimo dia ele descansou. Por isso, Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.
  5. Honre seu pai e sua mãe: desse modo, você prolongará sua vida, na terra que Javé seu Deus dá a você.
  6. Não mate.
  7. Não cometa adultério.
  8. Não roube.
  9. Não apresente testemunho falso contra o seu próximo.
  10. Não cobice a casa do seu próximo, nem a mulher do próximo, nem o escravo, nem a escrava, nem o boi, nem o jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo»

 

Os 10 mandamentos segundo a tradição católica

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
  2. Não tomar seu santo nome em vão
  3. Guardar domingos e festas de guarda
  4. Honrar Pai e Mãe
  5. Não matar
  6. Não pecar contra a castidade
  7. Não roubar
  8. Não levantar falso testemunho
  9. Não desejar a mulher do próximo
  10. Não cobiçar as coisas alheias