Olá Ricardo Miura do Rio de Janeiro RJ!

Lendo sua pergunta me vem em mente uma resposta vinda de tudo o que já li e ouvi dos professores a respeito da escrita do texto dos 10 mandamentos e a formação da origem da composição dos livros e escrita da Bíblia.

Entretanto repensando, notei que não poderia dar-te uma resposta assim genérica sobre assunto tão importante. A resposta envolve, autores, escrita dos textos sagrados época em que foram escritos. Assim tive que me voltar para uma pesquisa a respeito do que já tem sido escrito sobre o assunto. O material encontrado é enorme, as introduções a Bíblia tratam amplamente o assunto como dispomos do livro de Diego Arenhoevel intitulado “Assim se formou a Bíblia”, que discorre no capítulo IV sobre A procura dos autores, época dos autores estudos de crítica literária.

 

Por que os 10 mandamentos não foram escritos em hieróglifos, escrita egipciana?

Sabemos que o hebraico para os hebreus é uma língua divina, foi nesta língua que os 10 mandamentos foram incisos na pedra. Estão escritos na Biblia e com certeza Deus se comunicou com Moises em hebraico uma língua sagrada. Depois estas duas tábuas, as tábuas da Lei estavam na arca da aliança, como algo determinações sagradas.

Entendendo mais um pouco a história sagrada foi conservada na linguagem oral, passada de pai para filho durante séculos. Eram fatos únicos pertencentes ao povo hebreu e se tornavam inadmissíveis serem escritos na língua dos dominadores egipcianos em hieróglifos.

Embora entre o povo judeu existiam muitos que escreviam na língua falada pelo povo hebraico, durante a escravidão do Egito não se imaginou nem se teve paz, calma suficiente para serem gerados escritos da história da salvação do povo hebreu.

 

Durante o Reinado de Salomão os fatos começaram serem escritos

Somente quando veio períodos de paz, durante o reinado de Salomão, e as condições de vida do povo hebreu melhoraram é que começou-se escreve as histórias bíblicas na língua hebraica, que passa ser língua divina, e nem o povo tinha possibilidade de utiliza-la na sua comunicação. Passaram a usar o aramaico, um hebreu popular. E no Egito passaram a utilizar o grego, língua dos conquistadores gregos.

Nesta época surgiu a chamada obra Javista da Bíblia: Reuniu-se em um livro a história de Adão e Eva no Paraiso, a história de seu pecado, a história de Caim, a história dos patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó a migração no Egito etc... Tudo isto foi conservado na tradição oral, contada de pai para filho durante a escravidão do Egito, nada foi escrito em hieróglifos.

Durante este período de Paz e prosperidade com Salomão aconteceu o tempo hábil para se escrever tudo isto em hebraico, formando os livros com autores diferentes escritos em épocas diferentes.

 

Os dez mandamentos escritos em hebraico nas 2 Tábuas tornando-se escrita divina

Além de Moisés ter gravado em mente os 10 mandamentos, foi escrito em hebraico, escrita que se torna divina para o povo hebreu que estava também escrita na Pedra e nos corações do povo hebreu.

 

Nota final

Bíblia Sagrados nos afirma que os Mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra chamadas as Tábuas da Lei, foram escritas pelo dedo do próprio Deus sendo que os demais foram ditados e escritos em pergaminhos por Moisés e ambos falados diretamente ao povo.