Pergunta completa:

Comentar Mateus 23,23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas". Como não existia o Cristianismo, tendo vindo muitos anos depois, significa que isso foi falado para os Judeus que seguiam a Lei de Moises e não para os Cristãos? Posso dizer que são judeus-cristãso que seguem a Lei de Moises e não verdadeiros cristãos?

 Olá Miguel Moraes de Manaus - AM!

Respondendo a sua pergunta em primeiro lugar tens que entender quem são os fariseus e escribas com quem Jesus seguidamente se confronta. Dentro do Judaísmo são grupos que querem impor normas e leis ao povo, mas que na realidade não a praticam, sendo a principal amar a Deus e praticar a justiça.

 

Fariseus e escribas rejeitam a proposta de Jesus

Tanto fariseus e escribas rejeitaram a proposta de Jesus, criaram inúmeros problemas par sua pregação. Jesus colocando estes grupos radicais contra a parede continua mostrando o que verdadeiramente Deus quer.

Um versículo de difícil compreensão é o “importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas.” Se entende que Jesus propõe uma pratica nova aos fariseus e escribas “praticar a justiça e o amor de Deus” (Lucas 11,42), e sem omitir aquelas, num bom sentido, que a oferta a Deus o dízimo não seja uma pratica externa oferecida com um coração cheio de roubo e maldade.

 

Jesus anuncia a Boa nova, proclamada e ensinada aos discípulos e rejeitada por alguns Judeus

Na época de Jesus, existiam os apóstolos 12, depois 72 depois uma multidão conforme os Atos dos Apóstolos. Jesus ensina a proposta nova do evangelho, os fariseus e escribas fecham seu coração e Jesus em 23,13-29, declaramente fala nos sete “ais”, mostrando o motivo da rejeição farisaica a Jesus. O novo grupo de Jesus não deve agir como os fariseus e escribas fazem, ações de aparência e com o coração perverso, mas devem praticar a justiça divina e amar a Deus e seus irmãos.

Verdadeiramente, Jesus nesta passagem não fala do dízimo, êle alerta a pratica dos fariseus e escribas que doavam o dizimo com um coração cheio de roubo e maldade. Isto Jesus condena. O dizimo e sua pratica para os cristãos são apresentados em outros partes do Novo Testamento.