Onésimo é um personagem do Novo Testamento, que aparece nas cartas de Paulo, em Colossenses 4,9 e na pequena carta a Filêmon, na qual ele é o protagonista, a razão pela qual Paulo escreveu esse “bilhete”, pedindo a Filêmon, que Onésimo não fosse mais tratado como escravo por seu patrão.

Onésimo era um escravo fugitivo que estava na mesma prisão com Paulo. A volta dele para junto de seu senhor, Filêmon, deve ser motivo de alegria e ele precisa ser acolhido como um cristão e não mais como escravo.

Onésimo, após ter sido evangelizado e batizado, tornou-se irmão em Cristo e, não pode mais ser tratado como mercadoria e propriedade de outra pessoa, e, mais ainda ser duramente castigado. A carta vai dizer a Filêmon e à comunidade onde ele vive, a posição de Paulo e de sua equipe missionária a respeito da escravidão, o pedido para que tenha misericórdia com Onésimo e viva com ele em plena comunhão.

É impossível saber detalhes sobre a fuga do escravo Onésimo e tudo aquilo que eventualmente se diga seria mera especulação.